Mais um BRT nas contas do transporte

Novo sistema de transporte coletivo aposta na eficiência dos ônibus urbanos

A capital baiana, Salvador, é mais uma cidade brasileira de grande porte a aderir ao sistema de BRT (Trânsito Rápido de Ônibus), composto por corredores e estações exclusivas à operação. Segundo a prefeitura local, com o trecho 1 (do Shopping da Bahia ao Parque da Cidade) já inaugurado em 2020 e o terceiro entregue recentemente, o modal passa a contar com um corredor viário de 4,5 km de extensão e seis estações para embarque e desembarque de passageiros (Rodoviária, Hiper, Cidadela, Parque da Cidade, Itaigara e Pituba), sendo que elas dispõem de seguranças e equipamentos de vigilância 24 horas, conexão para internet via Wi-Fi, sanitários e elevador.

Ainda em fase de testes, a operação será avaliada para possíveis ajustes até o pleno funcionamento e nesse período não será cobrada tarifa. A operação ocorre diariamente, das 9h às 16h, durante todo o mês de outubro. De segunda a sexta-feira, o intervalo das viagens será de três minutos; no sábado, de cinco minutos; e no domingo, dez minutos e o funcionamento integral do serviço está previsto para o próximo mês de novembro, quando um total de 44 ônibus estarão rodando.

As estações do BRT soteropolitano têm plataformas ao nível das vias de rolamento dos ônibus. A implantação do sistema também envolve o uso do Centro de Controle Operacional (CCO) a fim de garantir maior agilidade e previsibilidade operacional. As estações e os veículos possuem câmeras de monitoramento e sistema de georreferenciamento GPS.

Dos 44 ônibus previstos, 11 unidades já serão utilizadas neste momento, sendo modelos com carroçarias da marca Caio (Millennium) e chassis Mercedes-Benz e a inovação do ônibus elétrico 100% a baterias, também com carroçaria da fabricante paulista Caio, com a sua versão eMillennium. Ambos os modelos possuem portas dos dois lados.

Segundo o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o novo sistema beneficiará 360 mil pessoas e trará muitos benefícios à cidade. “Além de uma obra de mobilidade, o BRT resolve problemas estruturais na macrodrenagem nesta região, que cresceu bastante economicamente. Muitas pessoas se deslocam para trabalhar aqui, e houve com isso um adensamento profissional e residencial. Então percebemos a necessidade de solucionar estes problemas, a exemplo das ações no trânsito, em sinaleiras, o mergulho da Avenida Tancredo Neves, resolvendo a mobilidade desta área”, observou ele.

A prefeitura informou que, quando todas as etapas forem concluídas, o BRT Salvador terá 11,4 km de extensão e 13 estações e o montante investido será de R$ 487 milhões.

Imagens – Betto Jr. / Secom prefeitura de Salvador

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