Mercedes-Benz vende suas primeiras unidades de seu chassi com tração elétrica

A capital paulista será a vitrine operacional do novo modelo de chassi com tração elétrica da marca

O modelo eO500U, chassi desenvolvido há pouco tempo no Brasil pela Mercedes-Benz, já colhe o seu sucesso em virtude de toda a tecnologia embarcada com o DNA da montadora. A fabricante anunciou, recentemente, a venda das primeiras 50 unidades para a cidade de São Paulo, sendo 40 unidades para a operadora Metrópole Paulista, oito para a MobiBrasil e duas para a Sambaíba. Os veículos deverão entrar em operação no início do próximo ano.

De acordo com a Mercedes-Benz, a sinergia com os seus clientes foi fundamental na concretização desse negócio. A Viação Metrópole Paulista realizou testes com o eO500U num percurso pelas vias da cidade em meio ao tráfego. “Os testes demonstraram a eficiência do ônibus elétrico Mercedes-Benz na nossa operação. Receberemos as primeiras 40 unidades e assim que essa frota entrar em circulação, poderemos atestar, na prática diária, os atributos e diferenciais do produto. A expectativa é muito positiva com relação a essa nova solução oferecida pela Mercedes-Benz, marca com forte presença na nossa frota”, observou Roberto Abreu.

Já a MobiBrasil, empresa que conta com cerca de 560 ônibus em sua frota, quase a totalidade Mercedes-Benz da linha O 500, entre Padron, articulados e superarticulados, revelou que a expectativa da chegada desse modelo de ônibus é grande, tanto em tecnologia, quanto em autonomia. “Temos confiança plena na Mercedes-Benz. Esses novos veículos entrarão em operação no início de 2024, começando pelas linhas mais curtas para os ajustes finais e adaptação dos motoristas, como também do pessoal de manutenção. Aliás, a ideia é que as mulheres sejam as primeiras a conduzir os nossos ônibus elétricos”, disse Manoel Marinho, diretor-executivo da empresa.

Para Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, a entrega desse expressivo volume de ônibus elétricos, representa o novo marco de progresso na entrada da montadora na era da eletromobilidade no País. “É muito significativo o fato de começarmos essa jornada por São Paulo, a maior cidade do País e da América Latina, que utiliza fortemente os ônibus em seu sistema de transporte coletivo. Assim como a prefeitura local e nossos clientes, nós também temos o compromisso de buscar soluções de descarbonização no transporte, contribuindo para a melhor qualidade do ar e a preservação ambiental”, ressaltou.

O respectivo chassi foi mostrado, pela primeira vez, em um evento de grande porte internacional, na Busworld 2023, salientando que o Brasil tem sim capacidade de produzir os melhores veículos, como também as tecnologias essenciais para a redução das emissões poluentes vindas do sistema de transporte.

Para consolidar o seu sistema FleetBus, solução exclusiva de telemetria e conectividade, visando a gestão de frota das empresas de ônibus, a marca anunciou que passa a oferecer esse recurso dentro da sua plataforma de eletrificação. Segundo a empresa, esse serviço 4.0 permite ampla diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções preventivas e preditivas, diminuindo o risco de paradas não programadas, assegurando economia no consumo energético, seja o diesel ou a eletricidade, bem como redução de custos operacionais e do TCO.

Imagem – Divulgação

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