Na Daimler Buses, a tecnologia só evolui

Reforçando seu compromisso em disponibilizar veículos mais seguros e eficientes, a fabricante mundial de ônibus não poupa esforços em promover novos conceitos

Direto de Madri, Espanha, o Driving Experience 2024, evento promovido pela Daimler Buses, reuniu a imprensa segmentada de vários países europeus, como, também, do Brasil. A revista AutoBus esteve presente, a convite da Mercedes-Benz, para acompanhar os mais novos desenvolvimentos idealizados para tornar o ônibus um veículo muito seguro frente às condições que podem ocasionar possíveis acidentes.

Em linhas gerais, o aumento do pacote de segurança dos ônibus Daimler para o mercado europeu visa atender a fase B do GSR (General Safety Regulation – Regulamento de Segurança Geral), proporcionado pela União Europeia e que entra em vigor partir de julho de 2024, exigindo uma gama completa de sistemas de assistência ao condutor nos ônibus novos para melhorar ainda mais a segurança de todos.

Dessa maneira, sistemas (ativos ou não) de assistência e segurança sofrem uma importante evolução, como o Active Brake Assist 6 (ABA), Sideguard Assist 2, Frontguard Assist, Active Drive Assist 2 (ADA) ou Traffic Sign Assist, que estarão presentes nos ônibus Mercedes-Benz e Setra para, mais do que cumprir os requisitos da norma europeia, estender as funções de segurança para muito além do nível exigido pelo GSR.

De acordo com Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a presença dessa tecnologia embarcada só traz benefícios operacionais que favorecem os pedestres, ciclistas e motoristas, tendo como principal objetivo a redução dos acidentes. “Primeiramente na Europa, toda essa tecnologia chega para garantir uma operação mais segura, sendo que todos os novos ônibus, a partir de julho deste ano, terão que sair de fábrica com diversos recursos para atender os requisitos. Isso representará um grande avanço para a imagem das operadoras, bem como para todos os envolvidos junto a condução dos veículos”, destacou o executivo.

Hidrogênio, o futuro da tração dos ônibus

No Brasil, o ABA 5 (frenagem automática), Side e Front Guard Assist (sensores que identificam pedestres e veículos) e LDWS (leitor de faixa) são exemplos de tecnologia que a fabricante já dispõe aos seus clientes, como itens opcionais. Contudo, falando em evolução do pacote total, ainda, não há data para estrear por aqui. Para se ter uma ideia, em 2023, cerca de 26% dos chassis rodoviários O500 saíram de fábrica com esses recursos, sendo que as funções estão presentes em 100% da versão 8×2 comercializada. “Como no Brasil esse aspecto da segurança não é obrigatório, como será na Europa, a adoção da tecnologia vai pela escolha do transportador preocupado em oferecer viagens mais seguras para seus passageiros e motoristas”, observou Walter. Lembrando que o pacote de segurança tem um custo estimado de R$ 15.000,00.

Além dos recursos desenvolvidos e que foram citados acima, há os novos sistemas que usam sensores de ponto cego; monitoramento da pressão dos pneus; câmeras que cobrem 360° em torno do veículo, proporcionando maior visão ao motorista; o famoso bafômetro (Alcohol Interlock) que não permite que o motorista conduza o ônibus caso ele tenha consumido alguma bebida alcoólica; e o Traffic Sign Assist, que compara a velocidade atual do ônibus com a velocidade permitida no trecho da rodovia, emitindo um aviso se a mesma for excedida no local.

A demonstração destaca o potencial dos sistemas de segurança

Outro ponto que mereceu especial atenção da marca no evento de Madri foi o seu contínuo investimento em propulsões limpas, como a eletricidade, por meio de seus modelos de ônibus com baterias e com células a combustível (hidrogênio), e do sistema híbrido, que usa um motor de combustão e um pequeno motor elétrico (250 cv e 20 cv, respectivamente), numa combinação considerável de redução parcial ou total das emissões poluentes.

Imagens – Revista AutoBus e Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

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1 Comentário

  1. Avatar

    Antonio Ferro:
    O convite da Mercedes à Revista AutoBus comprova o mérito do teu trabalho idôneo.
    O Brasil tem grandes dificuldades de faturamento estabilizado e contínuo para que os empresários possam investir em Segurança e alteração para matrizes energéticas que preservem o nosso Ambiente Vital.

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