Na Holanda, o transporte opta por ônibus a hidrogênio

A Solaris ainda ressaltou a maior presença de componentes tecnológicos nos novos ônibus, como a poltrona com controle de climatização e um para-brisas eletricamente aquecido, além de uma série de equipamentos de assistência automática ao motorista

A fabricante polonesa de ônibus Solaris Bus & Coach e a transportadora holandesa Arriva Netherlands assinaram um acordo para o fornecimento de 10 ônibus movidos a hidrogênio, por células a combustível. De acordo com o contrato, os veículos são do modelo Urbino 12, com 12 metros de comprimento e serão entregues na província de Gelderland (Holanda) no decorrer deste ano.

Gelderland é a maior província dos Países Baixos, localizada no centro-leste do país, tendo dois milhões de habitantes. No final do ano passado, a gestão pública de Gelderland anunciou a sua participação no programa Europeu JIVE2 (Iniciativa para o uso em larga escala de veículos a hidrogênio em toda a Europa), que se concentra na promoção do transporte público sem emissões poluentes. O objetivo é aumentar o número de ônibus com a tecnologia do hidrogênio na mobilidade urbana com incentivos de € 148.000 por veículo. Isso inclui subsídios para 152 ônibus em 14 regiões europeias.

Os dez ônibus Solaris movidos a hidrogênio com 12 metros de comprimento substituirão algumas unidades movidas a diesel e cobrirão mais de um milhão de quilômetros por ano. Os veículos serão entregues para Gelderland até o final de 2021. Os ônibus são silenciosos e completamente livres de emissões. Eles são propulsionados por energia elétrica produzida pelas células a combustível, tendo como subprodutos o calor e vapor. Energia elétrica gerada no processo de eletrólise é transferida diretamente para o powertrain, consistindo de um eixo com motores elétricos. Além disso, cada ônibus será equipado com um banco adicional de baterias para o armazenamento de energia elétrica. O hidrogênio necessário para impulsionar o ônibus de hidrogênio Urbino 12 será armazenado em estado gasoso em tanques com um volume total de 1.560 litros, montados no teto do ônibus.

A Solaris ainda ressaltou a maior presença de componentes tecnológicos nos novos ônibus, como a poltrona com controle de climatização e um para-brisas eletricamente aquecido, além de uma série de equipamentos de assistência automática ao motorista, como o MirrorEye, sistema que substitui os espelhos laterais convencionais por câmeras, e o sistema Mobileye Shield+ de câmeras inteligentes, que monitora o entorno próximo ao veículo, minimizando assim o risco de colisão com pedestres ou ciclistas. Os motoristas serão alertados para potenciais perigos com som e sinais visuais.

Imagem – Solaris Bus & Coach

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