Na vanguarda da tecnologia anti-poluição

Para a redução da poluição vinda dos motores de combustão interna, novos componentes

A Cummins Brasil anuncia novos sistemas de filtração Fleetguard Euro VI para as plataformas de motores movidos a diesel e gás. A empresa traz alguns lançamentos, como o filtro lubrificante LF14009 para aplicações em motores de combustão a diesel, combinando as tecnologias patenteadas da marca NanoNet® e StrataPore®. Outro lançamento para esta linha é o módulo separador de água com cartucho ecológico. Já o filtro blindado Fleetguard NG atende às aplicações a gás.

Marcos Azambuja, gerente de Contas e Suporte Técnico da Cummins, comentou que os projetos foram desenvolvidos em sinergia global, com as engenharias do México, dos EUA e a China para trazer o melhor conceito de desempenho aos novos produtos. “Também realizamos adaptações em nossa linha de produção para o fornecimento de conteúdo local”, sintetizou.

Ainda, de acordo com a Cummins, a adoção de materiais sintéticos e de soluções de descarte mais ecológicos traz maior apelo ambiental e está alinhada com a sua estratégia de sustentabilidade “Destino ao Zero” para a adoção de tecnologias mais limpas em seus produtos e que serão de grande importância para o processo de descarbonização de veículos comerciais no Brasil e em todos os países onde a empresa está presente.

Em linhas gerais, a Cummins explica que o LF14009 integra duas tecnologias avançadas e patenteadas, que são o NanoNet® e StrataPore®, ampliando o intervalo de troca de óleo e trazendo mais eficiência no processo de filtração. O novo LF14009 atende aos requisitos das montadoras para aplicações severas, levando em consideração as condições de operações regional, incluindo combustíveis de baixa qualidade.  

Já o NanoNet® é um meio filtrante de múltiplas camadas com alta eficiência e baixa restrição ao fluxo frio do lubrificante, ou seja, mesmo em baixa densidade realiza a movimentação do óleo em um processo bastante ágil. Esta tecnologia da mídia entrega eficiência de 99% (@ 30micra) na retenção de contaminantes. Sua capacidade alcança resultado superior ao aplicado na versão Euro V em termos de eficiência quando comparado com seus concorrentes, permitindo redução do custo operacional ao elevar a proteção do sistema de lubrificação e, consequentemente, ampliar o intervalo de troca.

Outro caso é a tecnologia multicamadas StrataPore®, que é capaz de reter as partículas menores que causam mais danos ao motor, reduzindo o desgaste em até 60%, além de trazer mais resistência e durabilidade para todo o sistema. Tolerante a contaminantes orgânicos, a Stratapore® oferece menor custo do refil, já que, por se tratar de um produto ambientalmente amigável, requer somente a substituição do elemento filtrante da hora da manutenção.

A fabricante também ressalta o módulo separador de água Fleetguard, que possui cartucho ecológico de material sintético de última geração, tecnologia que integra a estratégia da Cummins em oferecer máxima performance. Além de facilidade na manutenção, agilidade do processo de substituição e menor peso, esta solução com novo design traz custo otimizado aos usuários e frotistas ao permitir a substituição somente do elemento filtrante (cartucho vai instalado dentro do módulo).

No tocante ao filtro para gás, o modelo blindado Fleetguard NG (Natural Gás) foi projetado para apresentar alto desempenho na retenção dos contaminantes sólidos e no processo de filtração deste combustível. Sua função é impedir a entrada de resíduos não desejados, evitando riscos e danos ao sistema de injeção do veículo. Para Azambuja, o sistema de filtragem de gás, Fleetguard NG, traz tecnologia alinhada com às mais modernas soluções disponíveis da marca no mundo.

Imagem – Divulgação

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