Números que mostram confiança no setor

Fabricante de chassis reforça sua presença no segmento nacional

A marca Scania deverá fechar o ano de 2023 com cerca de 620 chassis para ônibus rodoviários comercializados. E, todos com motorização Euro VI. E, no que diz respeito aos primeiros dois meses de 2024, novas vendas já estão sendo fechadas, fato que comprova que a tecnologia dos ônibus Scania tem apresentado resultado positivo em termos de desempenho e economia de combustível.

Rogério Moro, gerente de negócios de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, disse, em entrevista exclusiva à revista AutoBus, que os números superam o que foi previsto no começo deste ano. “A configuração de nossos chassis, para que atendam a norma Euro VI, pode ser reconhecida como um grande trunfo que facilita o encarroçamento, a manutenção e proporciona economia de combustível de até 10%”, observou.

Além disso, a Scania tem observado o movimento otimista por parte dos transportadores em torno do aumento das viagens rodoviárias, em virtude das altas tarifas das passagens aéreas e do anseio das pessoas por viajar.

Dentre os veículos comercializados, 40% são da versão 6×2, seguidos do modelo 4×2 e 8×2. Tradicionais clientes de linhas rodoviárias regulares e que prestam serviços turísticos são os grandes compradores. “No início de 2024, novos negócios já se mostram em andamento. Já podemos garantir 80 unidades de chassis entre janeiro e fevereiro. O ano novo poderá representar maiores volumes vendidos, em função da renovação de frota dos operadores que estão vendo o setor retomar as viagens e os maiores números de passageiros transportados. Outro tema se trata da redução das taxas de juros de financiamento para veículos novos, fato que pode estimular o mercado”, ressaltou Moro.

Para o transporte urbano, o gerente da Scania reforçou o seu conceito quanto a oferecer um modelo de chassi equipado com o propulsor a gás natural ou biometano. Segundo Moro, essa opção significa uma alternativa viável que pode apresentar significativa redução de emissões poluentes ao meio ambiente. “Para nós, da Scania, o futuro é eclético, onde haverá uma convivência entre as tecnologias limpas que podem ser soluções ambientais. Novas cidades, como Campinas e Recife, estão interessadas em conhecer de perto o nosso veículo. Outros clientes e possíveis clientes também mostram interesse ao consultar mais informações sobre a tecnologia do gás, com vistas aos benefícios ambientais e econômicos”, informou.

Ele, também, citou que a aplicação urbana, com veículos com motores a diesel, representa a possibilidade de novos negócios em capitais brasileiras e outras importantes cidades que renovarão suas frotas de ônibus. “Estamos atentos com essa possível demanda que possa surgir. As expectativas são boas”, sintetizou Moro.

Uma curiosidade. O mercado de motorhome é cliente da Scania quanto a adquirir chassis novos para a construção de verdadeiras casas sobre rodas. Moro comentou que alguns fabricantes desse tipo de veículo, já parceiros da montadora há um bom tempo, como a Vettura e a Neway produzem modelos que se superam pelo conforto e a segurança. “Os clientes interessados em ter um motorhome escolhem os melhores veículos. Temos uma comercialização anual entre 10 e 20 unidades de chassis com tecnologia embarcada, como o sistema de segurança ADAS. Afinal, esses veículos podem transportar toda a família”, concluiu.

Verdadeiras casas sobre rodas. Nestas fotos, um modelo de motorhome produzido pela empresa gaúcha Neway, sobre o chassi Scania

Imagens – Divulgação

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