O ano de 2022 foi bom para o ônibus

Mercado brasileiro de ônibus mostrou recuperação no ano passado

A Anfavea, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, revelou, recentemente, os números do setor, compreendendo a produção, o licenciamento e a exportação. Além disso, a entidade representativa apresentou a sua nova logomarca, que passa a ideia de evolução, não se esquecendo das origens da indústria automobilística no Brasil.

No segmento de ônibus, foram licenciados 17.357 chassis, uma alta de 23,4% em relação ao ano de 2021, quando então 14.052 unidades foram licenciadas. Desse total, 5% para serviços de fretamento, 7% são do modelo miniônibus, 13% de rodoviários, 15% de micro-ônibus, 37% urbano e 33% escolares.

A liderança de mercado se manteve com a Mercedes-Benz, com 8.098 chassis, seguida pela Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 4.671 unidades, Agrale com 2.999 chassis, Volvo com 658 unidades, Iveco 584 e Scania com 287 chassis. “2022 foi um ano bem desafiador, especificamente no primeiro semestre, por conta da falta de semicondutores e de outros componentes. Para 2023, a expectativa de mercado, para nós, é que haja uma redução do volume de compras em virtude da troca de tecnologia dos motores a diesel, de Euro V para Euro VI, havendo uma antecipação de compras”, observou Gustavo Bonini, vice-presidente da Anfavea veículos pesados.

Imagens – Divulgação

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