A operadora europeia FlixBus, revelou, recentemente, sua iniciativa ambiental em duas ligações rodoviárias em que atua (Amsterdã/Bruxelas e Oslo/Estocolmo), escolhendo dois tipos de ônibus equipados com o propulsor a gás, desenvolvidos pelas marcas Iveco Bus e Scania, para a modalidade dos referidos serviços.
Distantes 207 quilômetros, as cidades de Amsterdã e Bruxelas, localizadas na Holanda e Bélgica, respectivamente, passam a ser ligadas por uma rota de ônibus que utiliza o modelo de ônibus Crossway, desenvolvido pela Iveco Bus, movido por biometano.
O referido veículo tem 13 metros de comprimento e é equipado com o propulsor Cursor 9 GNG de 360 cv de potência. Sua autonomia é de 600 quilômetros, alcançada por meio de 1.260 litros de gás. O Crossway CNG também auxilia na preservação dos recursos naturais, pois é 100% compatível com biometano, produzido a partir de resíduos orgânicos. A fornecedora do combustível OrangeGas para essa operação trabalha em parceria com a cidade de Amsterdã, utilizando o biogás que é produzido a partir de lodo do esgoto coletado pela rede pública. Após ser purificado, para atingir qualidade em sua especificação, passa a ser injetado na rede de distribuição.
A Atmosfair, ONG parceira da FlixBus para a estratégia climática e compensação de CO2, indica que a redução de CO2, graças ao uso do biometano, é de 75% em relação à operação ao diesel nas rotas.
A transformação dos resíduos municipais é um exemplo sólido de economia circular, com um procedimento inteligente de gestão para poder gerar energia de baixo carbono para o transporte, totalmente alinhada com o requisito do European Green Deal, de uma forma muito acessível e eficiente. A montadora Iveco Bus é exemplo no uso da tecnologia do gás em veículos comerciais na Europa. Em 2020, 1.000 ônibus a GNV foram comercializados naquele mercado. “Estamos extremamente orgulhosos que a FlixBus elegeu o modelo Crossway bio-CNG para lançar sua primeira linha internacional de biogás. É um exemplo perfeito de uma tecnologia única, comprovada e madura para reduzir drasticamente as emissões de CO2 para este tipo de operação. Esta escolha reconhece a liderança e experiência da Iveco Bus e confirma que somos um parceiro de referência neste campo”, destacou Stéphane Espinasse, diretora da marca.
Estudos evidenciam os benefícios do biometano para o transporte, como os aspectos de uma análise do ciclo devida do veículo, contribuição para redução de CO2, custo total operacional muito semelhante à propulsão a diesel, além de maturidade tecnológica e escala de produção.
Ligação nórdica
Já a rota entre as capitais Oslo e Estocolmo (Noruega e Suécia), será feita pelo ônibus da marca Scania, utilizando o propulsor abastecido com biometano líquido. Também é uma operação pioneira no sentido da sustentabilidade ambiental, utilizando um conceito inovador, que é o resfriamento do gás (-160°) para o tornar líquido e, portanto, mais denso em energia. Isso abre a possibilidade de usar o combustível em trajetos de longas distâncias, como é o caso da referida ligação da FlixBus.
De acordo com a Scania, a disponibilidade de escala comercial do biometano irá se expandir rapidamente em toda a Europa, especialmente porque a União Europeia decidiu disponibilizar vários postos de abastecimento ao longo das principais redes rodoviárias do continente. Os benefícios desse biocombustível são muitos, como não ser fóssil, é renovável, tem produção local e reduz as emissões. Com isso, a qualidade do ar é beneficiada, pois há uma mitigação das emissões de material particulado (MP) e óxidos de nitrogênio (NOx) em torno de 90%. “O biogás não é apenas o combustível com as menores emissões de CO2. Ele também resolve o problema do lixo, cria empregos locais e traz carbono e nutrientes de volta ao solo. É o canivete suíço de economia circular”, afirmou Jonas Strömberg, diretor de Sustentabilidade na Scania.
Hoje, 17% da rede de gás da Europa é abastecida com esse tipo de combustível, e esse volume está crescendo rapidamente, contribuindo ativamente para a redução das emissões de CO2. Já na rede de gás veicular da Suécia, 95% da distribuição é composta por ele. “O biometano será uma das principais ferramentas para a descarbonização dos sistemas de transporte, especialmente para operações em longas distâncias. Metade da frota de veículos pesados da Europa poderia ser movida com esse combustível em 2025”, salientou Strömberg.
Para André Schwämmlein, CEO da FlixMobility, depois de quase dois anos, mais e mais pessoas começam a viajar novamente e a demanda de viagens por ônibus está aumentando. “A tecnologia verde está no centro de nosso negócio e é um dos nossos principais impulsionadores de sustentabilidade. Garantimos que o ressurgimento das viagens seja sustentável e o biometano é certamente uma das tecnologias mais importantes para alcançar isso hoje”, afirmou.
De acordo com a operadora, experimentar e avaliar combustíveis alternativos em diferentes projetos é uma estratégia de planejamento para obter um melhor entendimento de como as tecnologias são percebidas por seus clientes, analisando também como superar as restrições operacionais, a obtenção de vantagens e sobre o impacto potencial no custo operacional.
Para apresentar esses dois ônibus à sua operação, a empresa fez questão de escolher rotas onde o biometano já estava disponível, cooperando com a Iveco e a Scania na remodelação das versões existentes de ônibus movidos com o combustível para oferecer ainda mais conforto em rotas de longas distâncias.
A operação com esses modelos de ônibus é apenas o mais recente exemplo de frota sustentável da Flix. Em 2018, ela iniciou um projeto piloto para os primeiros ônibus elétricos de longa distância do mundo em rotas na Alemanha, França e Estados Unidos. No final de 2019, a transportadora anunciou uma colaboração com a empresa de tecnologia alemã Freudenberg, com planos para construir a primeira versão rodoviária ônibus movido a hidrogênio.
A operadora também conta com um ônibus que circula entre Londres (Inglaterra) e Dortmund (Alemanha) equipado com painéis solares que permitem uma economia de cerca de 7% de combustível nesta rota. “Nossa visão é oferecer mobilidade sustentável para todos. É por isso que hoje e, no futuro, seremos os primeiros a experimentar novas tecnologias sustentáveis. Junto com nossos parceiros produtores de ônibus, indústria e ONGs, estamos constantemente buscando melhorar ainda mais nossa pegada carbono e continuar a impulsionar mudanças transformadoras no setor de mobilidade por meio de parcerias intersetoriais. Para acelerar o processo, contamos com atenção de programas e investimentos governamentais para fomentar o maior uso dos combustíveis alternativos”, salientou Schwämmlein.
Imagens – FlixBus, Scania e Iveco Bus
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