O primeiro ônibus rodoviário elétrico gaúcho

O ônibus será usado no transporte de colaboradores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas

A operadora de fretamento contínuo Turis Silva, de Porto Alegre, RS, dá início a utilização do primeiro ônibus rodoviário 100% elétrico (baterias) no estado gaúcho. O veículo possui carroçaria da Marcopolo, modelo Viaggio 1050, na configuração com 44 poltronas (com portas USB), ar-condicionado e 12,90 metros de comprimento. Os seis packs de bateria garantem autonomia de 300 quilômetros, de acordo com informações da operadora. O chassi, modelo D9A 20.410, foi desenvolvido pela marca BYD. A empresa EDP Smart, que atua no ramo de mobilidade elétrica, completa o projeto para a adoção do inovador veículo.

O ônibus será usado no transporte de colaboradores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas.

Para a encarroçadora Marcopolo, que está, há alguns anos envolvida em  diferentes projetos de veículos movidos a combustíveis de fontes renováveis, o início dessa operação reforça a sua expertise no tema, sendo que projeto e  fornecimento demonstra o foco das três empresas na busca pela redução de poluentes e elevação da qualidade do transporte. “A mobilidade elétrica é estratégica para o crescimento dos negócios da Marcopolo, uma vez que a adoção de veículos com tecnologia limpa é uma tendência global”, disse Leandro Sodré, gerente nacional de Vendas da Marcopolo.

A fabricante gaúcha já forneceu 33 ônibus elétricos, incluindo os micro-ônibus Volare, que circulam pelo País, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro,  Espírito Santo, Pará, Ceará e Paraná, além do Distrito Federal.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *