O turismo rodoviário busca se reposicionar

O mencionado estudo tem liderança de Fábio Pozati, que é doutor em Geografia pela UNICAMP, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP

Explorar melhor um segmento que tem tudo para alavancar a imagem do Brasil, de forma positiva e rentável. É isso que a FRESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo) quer, com o início de um trabalho de reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes.

Com o projeto chamado de ‘Consultoria para reposicionamento do Turismo Rodoviário frente aos players do mercado’, a entidade representativa quer reunir informações relevantes sobre o setor, que inclusive poderão contribuir para alimentar dados do Observatório do Turismo. Segundo Regina Rocha, diretora-executiva da FRESP, o turismo rodoviário será um dos protagonistas dessa retomada do turismo, que vem acontecendo aos poucos ao longo dos últimos meses, após a flexibilização das restrições impostas pela pandemia. “De 2020 para cá, muita coisa mudou, inclusive o perfil do turista, suas demandas e as experiências que passou a valorizar. Nesse contexto, é preciso que o turismo rodoviário esteja bem posicionado para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista”, observou.

O mencionado estudo tem liderança de Fábio Pozati, que é doutor em Geografia pela UNICAMP, mestre em Ciências da Comunicação pela USP e Turismólogo pela USP. Ao longo de quatro meses, o objetivo principal é posicionar o turismo para atender os anseios daqueles que querem viajar, assim como daqueles que organizam as viagens, além dos destinos que recebem este turista. “Nossa intenção é ouvir agências, guias de turismo, prefeituras e/ou todas as pessoas, físicas ou jurídicas, que promovam viagens e que estejam, de alguma forma, envolvidas com o turismo. Já junto às empresas de transporte e aos organizadores de viagens de lazer, conseguiremos obter mais informações sobre o perfil de quem pratica o turismo rodoviário, entendendo assim suas motivações, hábitos e nível de satisfação em relação aos serviços prestados pelas empresas de fretamento rodoviário”, destacou.

A consultoria prevê uma série de ações que acontecerão durante esse período. São elas: pesquisa voltada para os players; pesquisa voltada a quem utiliza o transporte rodoviário para viagens a lazer; reuniões com associações de classe; e capacitação para empresas de transporte por fretamento. Para a Fresp, o trabalho de reposicionamento terminará com a idealização de três roteiros de turismo rodoviário, que funcionarão como um projeto-piloto, para que suas associadas se posicionem no mercado como consultores parceiros da cadeia produtiva do turismo, auxiliando guias de turismo, organizadores de viagens e agentes de viagens a oferecer as melhores soluções de mobilidade rodoviária ao seu cliente, pensando ainda na questão ambiental e social. 

Imagem – Divulgação

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