O xodó acadêmico

Um ônibus que levou um grupo de alunos da ESALQ para o Uruguai, lá na década de 1960, está preservado, mantendo viva a memória da viagem e a história da evolução do modal em nosso País

Passados 62 anos e ele ainda se mantém firme, funcionando impecavelmente e com as suas características originais. Trata-se do ônibus O-321 HL, desenvolvido pela Mercedes-Benz, um dos primeiros de sua saga em solo brasileiro, desde 1957. O monobloco, assim conhecido pela sua estrutura autoportante, foi um divisor de águas no sistema nacional de transporte de passageiros sobre pneus, pois adotava conceitos nunca antes praticados por aqui pela indústria automotiva (no quesito ônibus), que no começo do decênio de 1960, estava sendo implantada com ajuda do Governo Federal.

E como foi a sua vida operacional? Até com certo ponto pitoresco, o veículo foi adquirido pela ESALQ/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), localizada na cidade paulista de Piracicaba. Sua compra foi em virtude de uma viagem curricular rumo ao Uruguai, em 1960, reunindo 60 alunos, que foram divididos em dois ônibus, um mencionado neste artigo, e outro alugado de uma operadora piracicabana.

O veículo referido aqui foi adquirido com parcos recursos oriundos de uma verba da instituição de ensino e, também, dos esforços dos alunos interessados na experiência de conhecer novas regiões. A negociação foi realizada diretamente com a montadora Mercedes-Benz. Um trabalho de engenharia financeira foi determinante para o negócio, pois exigiu que o veículo não contasse com tantos componentes que encarecesse o produto (poltronas rodoviárias foram substituídas por modelos comuns, sem reclinação, e o bagageiros internos eram os mais simples).

Documentos que mostram os detalhes da compra do veículo

Assim, o veículo, que custava em torno de 2,55 milhões de cruzeiros na época, foi vendido por 2 milhões de cruzeiros pela montadora, valor pago no ato da entrega do ônibus.

Após uma missa realizada na catedral de Piracicaba, as seis dezenas de alunos quartanistas da ESALQ pegam estrada e lá se vão para o Uruguai, num tempo em que as rodovias (a maioria delas) ainda nem eram asfaltadas. Toda essa aventura, vivida nas incipientes condições de conexão entre os países, resultou num diário de bordo, impresso e que relatou a extensão do resgate daquilo que foi vivido durante a viagem, de maneira que pudesse mostrar as belezas e a camaradagem do passeio.

Dos momentos outrora, hoje, o citado ônibus desta nota continua preservado, representando o exemplo vivo daquela viagem que marcou a vivência de uma turma que se dispôs ultrapassar fronteiras a bordo de um modelo de veículo (integral) que ficou reconhecido por disponibilizar a otimização operacional no segmento nacional de transporte.

O ônibus com suas características originais

No ano de 2000, o ônibus passou por uma profunda reforma promovida pela própria Mercedes-Benz, em sua planta localizada na cidade de Campinas, onde se produziam os modelos integrais de sua gama (hoje, a montagem dos chassis é feita em São Bernardo do Campo).

Décadas após sua aquisição para a viagem internacional e depois de muitas viagens, já era merecido um processo que lhe proporcionasse novas condições de sobrevida. Assim, o modelo O-321 HL sofreu uma minuciosa restauração sob a supervisão e efetivação de uma equipe dedicada da marca da estrela de três pontas, que se comprometeu em deixá-lo com a aparência de novo, zero quilômetro.

E, até hoje, ele está assim, com as suas características originais muito bem ressaltadas, sendo o xodó dos esalqueanos (alunos e ex-alunos), dessa conceituada instituição paulista de ensino, permanecendo parte da sua história acadêmica.

No enredo cultural, ponto para a memória do transporte brasileiro, que por muito tempo andou relegada ao esquecimento e na qual este espaço procura resgatar sua importância para que todos possam conhecer sua evolução.

Colaborou neste artigo – professor Marcos Milan

Imagens – Gerhard Waller, Divisão de Comunicação_ ESALQ/USP, e professor Marcos Milan

2 Comentários

  1. Avatar

    Muito Obrigado ,
    Parabéns por resgatar a história do nosso cúmplice e companheiro , dos melhores anos de nossas vidas
    Testemunha de nossas melhores Amizades , e do Grande Amor da Minha Vida , Risadinha .
    Salve Piracicaba e a Gloriosa Esalq.

    Kxumba -68

    Responder
    • Antonio Ferro

      Olá, tudo bem?
      Obrigado pela mensagem.
      At.te
      Editor

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *