Ônibus Scania a gás natural para cidades francesas

A comercialização de veículos com motores movidos por gás natural reforça o conceito de sustentabilidade praticado pela montadora, visando alcançar um modelo limpo de transporte

Localizada próxima aos Alpes Franceses, a cidade de Grenoble e sua região metropolitana, por intermédio do sistema de transporte coletivo local, vem investindo em uma frota de ônibus com baixo impacto ambiental. Desde 2017, a escolha por veículos com motorização a gás natural visa reduzir as emissões poluentes e promover uma melhor qualidade de vida aos habitantes da localidade.

Por meio da SMMAG (União Mista de Mobilidade da Área de Grenoble) e SEMITAG (Sociedade de Economia Mista de Transporte Público da região metropolitana de Grenoble), operadora, a iniciativa por um modelo de transporte limpo e eficiente corrobora com o compromisso ambiental vindo de uma agenda dedicada com o desenvolvimento sustentável e opção por ônibus da marca Scania demonstra a confiança com a empresa em termos de tecnologia e tração limpa.

Até o final deste ano, serão mais de 100 unidades equipadas com propulsores a gás, com versões com 12 metros e 18 metros, entregues em três anos ao operador local. O modelo integral Citywide adota o sistema eletrônico de frenagem, freios a disco, controle automático de pressão dos pneus, transmissão automática ZF de seis velocidades e motorização de 9 litros, que desenvolve 280 cv e 320 cv. Ele pode funcionar tanto com gás natural como biometano.

A SEMITAG é parceira do Grupo Transdev e conta, atualmente, com uma frota de 220 ônibus, incluindo 56 com tração híbrida e mais de 100 movidos a gás natural. São 17 milhões de quilômetros rodados por ano, atendendo a 49 municípios da conurbação. Seus primeiros ônibus a gás foram comprados em 2002.

Ônibus Scania a gás natural para cidades francesas

Ainda na França, a Scania também comercializou oito unidades do Citywide com o mesmo tipo de tração relacionado acima para a cidade de Mulhouse e sua conurbação. Em quatro anos, outras 18 unidades do veículo também estarão em operação pelo sistema local. O Citywide terá 12 metros de comprimento e contará com motor de 9 litros e 320 cv de potência. Esta é a primeira venda de ônibus a gás para o município francês.

Imagem – Scania França

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *