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Tivemos acesso às imagens dos novos ônibus articulados e biarticulados que renovarão a frota do sistema colombiano Transmilenio, um dos mais importantes BRT´s do mundo.
Os veículos foram produzidos pela Superpolo e contam com diversas inovações, como poltronas instaladas nas laterais da carroçaria, permitindo assim melhor fluxo dos passageiros; câmeras de vigilância interna para um maior monitoramento das viagens; sistema de alarme acionado pelo condutor, comunicando-se diretamente com a gestão da operação e sensor de peso, que se ativa quando o veículo alcança o limite de capacidade de carga. As carroçarias são do modelo Gran Viale BRT S, com capacidade para 250 passageiros, na versão biarticulada, e 160 na articulada.
![Os novos ônibus do Transmilenio Os novos ônibus do Transmilenio](https://www.revistaautobus.com.br/uploads/images/2019/02/247-1549026287.jpg)
A montadora Volvo forneceu os chassis, modelo B340M, equipados com motores Euro V e filtos de particulados, aspecto que reduzirá a emissão de fumaça preta. Comparando com os ônibus atuais da cidade (padrão Euro II), a redução chega a 96% em materiais particulados. É a primeira vez na America Latina que haverá veículos equipados de fábrica com esta tecnologia.
![Os novos ônibus do Transmilenio Os novos ônibus do Transmilenio](https://www.revistaautobus.com.br/uploads/images/2019/02/247-1549026301.jpg)
Ao todo são 700 chassis da marca que entrarão em operação ao longo deste ano, sendo 402 biarticulados e 298 articulados. Os veículos ainda contarão com os sistemas Fleet Management (permite monitoramento por telemetria em tempo real, acessando dados como aceleração, frenagem, velocidade, consumo de combustível etc.), I-coaching, algo como um treinador virtual de motoristas), e o Serviço de Controle de Velocidade por Conectividade (por meio de geolocalização, limita automaticamente a velocidade máxima do ônibus em pontos críticos de segurança – próximo a escolas, dentro de terminais etc).
Imagens gentilmente cedidas pela Superpolo
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