Pode bater que eu aguento

Objetivando maior segurança em seu modelo Attivi elétrico, a Marcopolo trabalhou no desenvolvimento, por meio da simulação computacional, de uma estrutura da parte traseira do veículo para que fosse resistente a impactos traseiros sem que a sua deformação atingisse o conjunto de baterias

Com o seu modelo de ônibus elétrico (baterias), a Marcopolo quer participar, ativamente, do processo de descarbonização dos sistemas de transporte urbano. Para isso, vem desenvolvendo uma série de ações que visam colocar seu produto num patamar de excelência junto ao mercado.

Recentemente, a empresa realizou, de maneira inédita no Brasil, o primeiro crash test traseiro de ônibus elétrico. Segundo a marca, o resultado foi satisfatório e demonstrou que a estrutura do modelo oferece resistência a impactos acima do exigido pelas normas existentes, sem quaisquer danos às baterias e sem risco algum para os ocupantes do veículo. No caso apresentado, o veículo estava a 50 km/h quando colidiu com a traseira do ônibus.

A engenharia da Marcopolo salienta que no trânsito urbano existe uma maior incidência de acidentes com colisões traseiras e, pensando nisso, esse departamento desenvolveu uma estrutura interna que absorve a energia do impacto e garante a inviolabilidade do conjunto de baterias.

Luciano Resner, diretor de Engenharia da Marcopolo, disse que a realização do primeiro crash test traseiro em um ônibus elétrico foi por vários motivos. “Queríamos oferecer os mais elevados padrões de segurança no Attivi Integral, tanto para os passageiros quanto para os operadores, porque é no trânsito urbano existe uma maior incidência de colisões traseiras”, explicou. “O teste demonstrou a total segurança do Attivi, sem danos ao conjunto de baterias que ficou intacto. Esse resultado é importante porque garante, ao mesmo tempo, o bem-estar dos ocupantes e a preservação do ativo do operador”, completou.

Imagem – Divulgação

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