Revirando as páginas do passado

Em mais um capítulo da inovação, o setor de ônibus foi brindado com um veículo projetado a quatro mãos

No setor produtivo de ônibus no Brasil, os primeiros lances em direção à modernização de conceitos se devem à montadora General Motors, que logo no começo da década de 1950 apresentou ao mercado seu produto concebido sob a forma indicada para a realidade local, com características de robustez e durabilidade.

Tratava-se do ônibus urbano ODC 210 ou o Coach GMB, que saiu da linha de produção após longos estudos promovidos pela engenharia em sua planta nacional. Com o chassi e o motor Detroit diesel de 147 cv importados dos Estados Unidos, a carroçaria fora um projeto brasileiro, feita de aço, com capacidade para 47 passageiros. O motor, por si só, localizado na traseira do veículo, já era uma grande novidade por aqui.

Nesta peça publicitária, a marca destacava que seu novo ônibus foi o primeiro a ter motor traseiro e o aspecto desenvolvido para ser um veículo ideal no transporte de passageiros e não um simples caminhão encarroçado.

Em 1953, a montadora apresenta a versão rodoviária do modelo, com transmissão específica para as operações e um acabamento interno mais caprichado, salientando o conforto dos passageiros. Lembrando que a incursão da General Motors Brasil no segmento não passou da mencionada década.

Imagem – Acervo Tony Belviso

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