Scania com novidade na Colômbia

Bogotá tem apostado em combustíveis alternativos para os seus ônibus, como é o caso do gás natural, em substituição ao diesel, alcançando a redução da poluição

Bogotá, na Colômbia, tem sido o termômetro do transporte coletivo na América Latina nos últimos anos. Seu sistema de corredores exclusivos para ônibus, o conhecido TransMilenio, a adoção de políticas públicas para melhorar a mobilidade de seus habitantes e as inovações tecnológicas veiculares incorporadas recentemente, visando a redução das emissões poluentes locais, representam o compromisso da cidade quanto ao tema do meio ambiente, aspecto de extrema importância em evidência pelo mundo.

A metrópole tem apostado em combustíveis alternativos para os seus ônibus, como é o caso do gás natural, em substituição ao diesel, alcançando a redução da poluição. E, neste momento de transição para a tração limpa, o gás natural abastece uma nova frota, utilizada nos próprios corredores do TransMilenio e no sistema zonal (alimentador e bairro a bairro). Responsável pela oferta da tecnologia e soluções ambientais, a Scania Colômbia forneceu ao referido sistema seus chassis das versões Padron (12 metros de comprimento), articulada e biarticulada, equipados com os propulsores Euro VI, ressaltando a importância do combustível no contexto ambiental da operação.

Scania com novidade na Colômbia
A Scania Colômbia tem se caracterizado por encontrar soluções de transporte para o país. Sua capital precisa de uma 
transição para tecnologias limpas em todos os segmentos e a montadora estabeleceu como meta o desenvolvimento
de um produto que se adapte à necessidade de um ônibus menor, resultando no  F280 4x2 com nove metros

E a montadora vai além. Pensando nas operações zonais, ela desenvolveu, junto à sua unidade brasileira, um novo chassi, para a categoria de nove metros, também equipado com o propulsor a gás natural Euro VI. Com exclusividade, a revista AutoBus mostra em primeira mão esse modelo. Trata-se do F280 4×2, com motor de 280 cv de potência e transmissão automática Allison, com cinco marchas.

De acordo com a fabricante, na operação urbana com os motores a gás natural é possível obter um índice de redução de 96% de material particulado, 20% de óxido de nitrogênio e 50% dos ruídos. “Sustentabilidade e rentabilidade andam de mãos dadas. É por esta razão que temos o orgulho de apresentar ao mercado colombiano o nosso novo produto, uma solução para o transporte de passageiros amiga do ambiente”, assegurou Juan Carlos Ocampo, diretor-geral da Scania Colômbia.

O executivo também ressaltou que o novo chassi é perfeito para um sistema de transporte para e anda, como é o caso da cidade de Bogotá. “Aqui na Scania, estamos convencidos de que cidades ao redor do mundo mostrarão interesse crescente no inovador buseton com nove metros, já que a poluição urbana e a redução da pegada de carbono estão sendo consideradas”, finalizou Ocampo.

Imagens cedidas pela Scania Colômbia

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *