Tração híbrida, por que não?

A cidade checa de Praga optou por esse modelo de tração

Na estratégia para se alcançar um modelo limpo de transporte coletivo urbano, há várias formas de tração e combustíveis que proporcionam tal intento. Veja o caso da propulsão híbrida, aquela que combina dois tipos de motores, com vistas à redução das emissões poluentes locais.

Na Europa, a Companhia de Transporte Público de Praga (DPP), capital da República Tcheca, optou por esse modelo de tração ao encomendar a Iveco Bus, 140 ônibus articulados UrbanWay Hybrid. Segundo a montadora, com sua tecnologia híbrida de última geração, o mencionado ônibus atende às expectativas da DPP em termos de desempenho e respeito ao meio ambiente.

A renovação da frota de ônibus em Praga atende ao Plano Clima 2030, que estabelece que 75% dos ônibus DPP sejam veículos totalmente livres de emissões ou de baixa emissão. “Verificamos que os ônibus híbridos articulados para a futura frota da DPP atendem ao Plano Clima da Capital até 2030. A opção pelo modelo com tração híbrida se deu pelas baixas emissões e, por outro lado, em caso de apagão ou qualquer imprevisto na rede elétrica, poderemos colocá-los em funcionamento sem grandes restrições e assim prestar os serviços básicos de transporte na cidade. Graças a esses ônibus, poderemos manter uma certa independência da infraestrutura de recarga elétrica e diversificar os riscos potenciais”, disse Petr Witowski, presidente do Conselho de Diretores e CEO da DPP.

O respectivo veículo tem a configuração determinada pela operadora, com capacidade para 130 passageiros, incluindo 35 sentados, sistema de ar-condicionado, equipamento para contagem automática de passageiros, vigilância interna e externa por câmeras, com detecção frontal, câmera retrovisora ​​e câmeras laterais. Além disso, possui o motor Cursor 9 com tecnologia HI-SCR e transmissão DIWA NXT.

A solução híbrida da Iveco é composta por uma bateria de 48 V (lítio) acoplada à caixa de câmbio DIWA NXT e o motor Cursor 9. A transmissão é combinada com um potente motor elétrico de 35 kW de potência (pico), que atua na partida do veículo e, também, é gerador elétrico, transformando a energia cinética acumulada durante as fases de desaceleração e frenagem em eletricidade. O motor elétrico suporta o motor Cursor 9 durante as fases de aceleração, a fim de economizar combustível.

Imagem – Divulgação

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