Transwolff firme na eletromobilidade

A eletrificação do transporte coletivo urbano ganha força no Brasil

Participante do sistema paulistano de ônibus urbanos, a operadora Transwolff é que mais se destaca nesse tema, ao anunciar a aquisição de 304 novos ônibus com tração elétrica (versão com 12,50 metros de comprimento), sendo que 100 unidades poderão entrar em operação já em 2023. Aspectos ambientais e no atendimento à lei paulistana 16.802, modernização da frota e a oferta de veículos adequados para o maior conforto aos passageiros foram elencados pela transportadora em relação à esse pedido.

Ela possui em sua frota 18 ônibus elétrico 100% a baterias, sendo a única do sistema a contar com essa tecnologia. Disse ela, por meio de Paulo Lima, seu diretor de Novas Tecnologias, estar satisfeita com a operação de seus ônibus elétricos e ter muita confiança com as unidades que chegarão em sua frota. “Testamos por três dias esse novo modelo de ônibus que estamos adquirindo, com a simulação de seu peso bruto total. Depois foi a vez de colocarmos passageiros em seu interior e posso afirmar que ele atingiu a nossa meta em termos de comportamento e autonomia”, observou Lima.

Aliás, a autonomia desse veículo pode alcançar até 240 quilômetros, segundo informou Lima. “Também é preciso ressaltar o treinamento dados aos motoristas para se alcançar eficiência operacional. Para isso, elegemos os profissionais que mais se adequam com esse tipo de veículo”, disse.

Os atuais ônibus da empresa, com essa tração, são utilizados em uma única rota, a linha 6030/10 (Unisa-Santo Amaro), com 32 quilômetros (ida e volta) de extensão. Contudo, estão em estudos novas linhas para receberem os futuros ônibus.

No tocante a investimentos, a operadora terá o apoio de distribuidora de energia Enel, que será parceira na aquisição da tecnologia.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *