Até o final do mês de novembro, a capital da Eslováquia, Bratislava, vem testando em seu sistema de transporte coletivo o trólebus biarticulado produzido pela marca polonesa Solaris Bus & Coach. Por meio da operadora local Dopravný Podnik Bratislava, o veículo, com 24 metros de comprimento, foi avaliado visando o aumento da capacidade de transporte em relação ao atuais ônibus articulados (com 18 metros de comprimento) em uso na cidade.
De acordo com a Solaris, o número de passageiros na linha 201, onde o seu modelo Trollino 24 foi operado, vem crescendo ano a ano, e por isso razão pela qual a operadora está planejando aumentar sua capacidade. Mais de 200 pessoas podem viajar a bordo do Trollino 24, o que o torna uma solução ideal para metrópoles com rotas onde o tráfego de passageiros é alto. Outras cidades eslovacas, como Prešov, Žilina e Banská Bystrica estão de olho na operação desse tipo de veículo para os seus sistemas de trólebus.
![Trólebus biarticulado Trólebus biarticulado](https://revistaautobus.com.br/uploads/images/2020/11/863-1606482286.jpg)
Lançado no ano passado, esse modelo de ônibus adota um visual renovado, com linhas modernas, que se harmonizam com o ambiente urbano. Sua tração é feita por dois motores elétricos de 160 kW de potência, cada um, além do pacote de baterias Solaris High Power que podem ser recarregadas durante a operação, quando ele ainda está conectado à rede aérea. Com isso, o veículo pode ser utilizado em regiões onde não haja a infraestrutura de conexão, como em áreas históricas ou mais afastadas dos centros das cidades. “O trólebus Trollino 24 é absolutamente único, não só em termos de design, mas também quando se trata de tecnologia e capacidade de passageiros. Ele é equipado com uma série de soluções modernas que garantem a segurança de motoristas e passageiros, sem gerar gases de escape nocivos, sendo uma perfeita solução para operadoras modernas que priorizam a segurança e qualidade de vida dos moradores locais. Estou extremamente satisfeito que a operadora da capital se interessou pelo Trollino 24”, disse Lubomir Melichar, diretor-executivo da Solaris Eslováquia.
Além do piso baixo e de um salão de passageiros com espaço agradável, o Trollino 24 traz tecnologia de ponta, como os retrovisores compostos por câmeras e o sistema MobileyeShield+, com câmeras instaladas em alguns pontos da carroçaria, eliminando os pontos cegos e alertando o motorista quanto a ciclistas e pedestres próximos. Como se vê, o trólebus na Europa ainda mantém seu status de transporte ecologicamente correto e viável, proporcionando a mobilidade do século 21.
Imagens – Solaris Bus & Coach
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