Uma feira eletrizante

Exposição alemã ressalta toda a tecnologia relacionada com a eletrificação dos ônibus urbanos europeus

Os principais nomes da indústria europeia produtora de tecnologia para a eletrificação do transporte coletivo sobre pneus estiveram reunidos na 14ª Conferência e Exposição VDV-Electric Bus, entre os dias 28 e 29 de março passado, em Berlim, Alemanha, onde foram discutidas importantes questões relacionadas aos ônibus elétricos no transporte público. Diversos temas foram apresentados – como o ônibus pode contribuir com os objetivos de proteção ambiental e climática e oferecer soluções inovadoras nos sistemas? Como obter sucesso na transformação do transporte visando uma mobilidade sustentável?

Promovida pela Associação das Empresas Alemãs de Transporte (VDV), a mostra significou o momento em que todo o setor produtivo, seja de veículos, componentes, equipamentos e tecnologia (propulsão, baterias, recarga elétrica, software de gestão, condução autônoma), pode mostrar seus mais recentes desenvolvimentos, com ênfase ao que o segmento de mobilidade coletiva, feita pelo ônibus, demanda para atender os preceitos da redução das emissões poluentes vindas do modal.

E, durante a conferência, diversos assuntos foram tratados para se alcançar uma otimização nos serviços e nas operações dentro do escopo da eletromobilidade. O mercado de ônibus está passando por uma transformação radical. A União Europeia (EU) e o governo alemão estão promovendo a mudança com o objetivo de tornar a mobilidade de amanhã livre de combustíveis fósseis. É por isso que vários instrumentos, regulamentos e leis estão sendo modificados simultaneamente. E, como ainda informou a VDV, o desenvolvimento técnico está avançando rapidamente, sendo que as empresas de transporte são forçadas a fazer investimentos substanciais de longo prazo sob incerteza.

Para a VDV, uma coisa é certa: “Esta é a década do ônibus elétrico, seja ele elétrico a bateria ou com células a combustível”, destacou. Para se alcançar o sucesso almejado, somente a aquisição de novos ônibus não será o suficiente. São necessárias novas abordagens sistêmicas para o uso da energia elétrica na forma de bateria ou hidrogênio, bem como conceitos de recarga elétrica, infraestrutura, tudo de acordo com o melhor projeto.

Dentre as participantes da mostra alemã estavam as fabricantes Daimler Buses, Solaris Bus & Coach, VDL Bus & Coach, MAN Truck & Bus, Irizar, ZF, Siemens, Van Hool, dentre outros importantes nomes do setor. No total, foram 78 expositores que lá estiveram.

Durante a Conferência, foram entregues certificados de financiamento para 59 operadores urbanos, que poderão adquirir 1.033 ônibus elétricos, com apoio do governo federal alemão, fundamental para o incentivo da eletromobilidade local.

Imagens – Divulgação/Markus Bollen

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *