Voith e a eletrificação do transporte

Para um momento de transição tecnológica, a empresa destaca suas soluções desenvolvidas, consideradas bastante viáveis

Para a empresa, em se tratando de continente sul-americano, a consolidação do mercado de veículos elétricos ainda conta com grandes desafios, como a necessidade de elevados investimentos em infraestrutura de recarga e o alto custo de aquisição de um veículo elétrico. Segundo a marca, que é um dos principais fornecedores de transmissões automáticas para ônibus urbanos em todo o mundo, estar atenta e buscar colaborar com o objetivo da sociedade em ter cidades mais limpas, são estratégias dentro de sua filosofia comercial.

Para um momento de transição tecnológica, a empresa destaca uma de suas soluções desenvolvidas, considerada bastante viável, que é a integração do conceito de Mild Hybrid 48V em suas transmissões automáticas. Por meio de um sistema elétrico de recuperação de energia, é possível absorver parte da energia de frenagem e convertê-la em energia elétrica armazenada em baterias. Essa energia permite que sistemas do veículo sejam eletrificados, reduzindo as cargas parasitas do motor e aumentando a eficiência energética dos sistemas relacionados, podendo reduzir o consumo de combustível em quase 10%. “Com o sistema Mild Hybrid, o motor a combustão tem sua função primária otimizada o que representa menor consumo e emissões de poluentes. Pode-se tornar uma tendência para o presente e abrir caminhos para novas tecnologias elétricas para os veículos. No segmento de veículos comerciais, qualquer ganho de eficiência energética é muito relevante pois representa redução direta dos custos da operação e torna o transporte muito mais sustentável”, salientou Rogerio Pires, diretor da Divisão de Mobilidade da Voith Turbo.

A fabricante também tem em seu portfólio o sistema VEDS (Voith Electrical Drive System), que é composto por um motor de imã permanente resfriado a água, combinado com um inversor de alta eficiência que podem trabalhar em sistemas de 400 a 850V. De acordo com a empresa, os componentes do sistema são combinados de forma inteligente por meio de algoritmos baseados em toda experiência da Voith no campo de transporte e mobilidade visando a melhor gestão e aproveitamento de energia.

Imagem – Divulgação

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *