A transmissão automática Diwa.6, desenvolvida e produzida pela Voith Turbo, foi a escolhida para equipar os novos ônibus que serão integrados, nas próximas semanas, à frota de transporte público de Brasília, no Distrito Federal. A Auto Viação Marechal, uma das operadoras do transporte local, escolheu a tecnologia por acreditar em sua eficiência, afinal, ela já conta com veículos em operação equipados com transmissão Voith. Ao todo são 90 unidades.
De acordo com a Voith Turbo, seu modelo de transmissão foi desenvolvido para aplicação em ônibus urbanos, combinando as vantagens de uma transmissão continuamente variável (CVT, com relação de transmissão variável) e de uma transmissão automática convencional, o que, segundo ela, garante uma menor frequência de trocas de marchas e menor desgaste de todo o trem de força. Além disso, a fabricante ressalta a redução no consumo de combustível e nas emissões de CO₂, atendendo às exigências atuais do mercado automotivo.
Ricardo Seixas, gerente de vendas da Voith Turbo, comentou que a escolha reforça o compromisso da marca em oferecer tecnologia de ponta, focada na eficiência e confiabilidade de seus produtos. “Além de soluções de serviço desenvolvidas de acordo com cada necessidade, desde abordagens de manutenção preventiva baseadas na análise de dados operacionais, até pacotes completos de contratos de manutenção para transmissão e seus periféricos”, destacou.
Para a Voith, ônibus equipados com motorização Euro VI são mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, contribuindo para a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Recentemente, ela forneceu transmissões para veículos do mesmo tipo no Rio de Janeiro e tem entregas programadas para Curitiba e São Paulo. “Em termos de experiência, é importante destacar que desde 2019 as transmissões Voith Diwa.6 equipam veículos Euro VI na América do Sul, com destaque para o Chile com mais de 1.500 unidades em operação”, disse Seixas.
Imagem – Divulgação
0 comentários