Com uma história que vem desde 1948, quando a cidade paulista de Presidente Prudente dava seus primeiros passos para ser tornar um grande centro regional, a Empresa de Transportes Andorinha iniciava a sua longa viagem com um capital de 900 contos de réis e algumas surradas jardineiras na ligação entre o citado município e cidades do seu entorno. Naquela época, a mobilidade coletiva das pessoas era muito precária e o transporte para se alcançar Presidente Prudente era feito, somente, por trem, com o ponto final da Estrada de Ferro Sorocabana em Presidente Epitácio, sendo que a distâncias entre as localidades era de 90 quilômetros.
O pioneirismo da operadora foi marcante ao contribuir com a colonização do norte paranaense, com conquistas que resultaram no desenvolvimento da região. E seu processo de expansão se deu pela aquisição, ao longo dos anos, de muitas empresas, culminando, hoje, na sua forte presença no segmento do transporte rodoviário.
Como referência em linhas regulares, a empresa Andorinha, visando modernizar seus serviços, sempre com o intuito de promover maior conforto e segurança, adquiriu novos ônibus para a renovação de sua frota. Ao todo são 21 unidades, todas com carroçarias Paradiso 1800 DD G8, da Marcopolo, com 15 metros de comprimento, tendo como configurações internas a presença de 32 poltronas leito elite com cortinas e portas USB, no piso superior, e oito leito cama, no piso inferior.
O gerente-geral da empresa, Edson Angelo Gardenal Cabrera, destacou que o objetivo principal com essa renovação é oferecer aos clientes da Andorinha o que há de mais moderno no mercado. “A partir desta aquisição, no estado de São Paulo, teremos linhas convencionais que vão ofertar serviço leito elite. Além dessa categoria, serão ofertadas poltronas leito cama, trazendo mais conforto para os passageiros. Nas linhas interestaduais que passam por Campo Grande, Cuiabá, Rondonópolis, São José do Rio Preto e Jataí, seremos a primeira empresa a oferecer o serviço com maior nível de conforto”, explicou ele.
Dentre os novos ônibus, oito estão com chassis Scania, modelo K450 8×2. De acordo com Cabrera, todos eles são equipados com sensor de frenagem e sensor de alerta de saída de faixa ou evasão de pista. “Esses sensores são capazes de visualizar as marcações da pista e emitir sinais quando o motorista trafega sobre a faixa ao lado ou inicia a saída da pista sem sinalizar. Eles também são equipados com sensor de distância, dispositivo que auxilia o motorista a manter uma distância segura entre o seu veículo e o que segue à frente”, ressaltou, focando o uso da tecnologia embarcada para aumentar a segurança nas viagens.
Cabrera, ainda, destacou que a renovação da frota é uma preocupação constante da diretoria da Andorinha, que tem sua ótica voltada para o cliente, pois está ligado diretamente ao conforto, segurança e confiança na empresa, que sempre busca inovar. “Outro importante motivo é a preocupação com o meio ambiente, pois os novos veículos trazem a tecnologia Euro VI, que reduz significativamente a emissão de gases que causam a poluição do ar e as mudanças climáticas, onde cada segmento deve, mais do que nunca, fazer sua parte”, finalizou.
Já Paulo Humberto Naves Gonçalves, sócio-diretor da Andorinha, destacou que a expectativa pela operação dos novos ônibus é grande, principalmente nesta época do ano, quando as viagens rodoviárias aumentam. Por isso, segundo ele, é essencial investir em ônibus que ofereçam maior conforto e segurança aos seus clientes. “Após muitos anos, voltamos a comprar chassis da marca Scania. Por intermédio de operadores que são nossos amigos, as boas impressões sobre os produtos nos foi passada em termos de economia de combustível e custos de manutenção. Queremos fazer uma avaliação dos veículos para poder comprovar todos os benefícios oferecidos. Além disso, queremos dar aos nossos clientes um maior privilégio quanto a conforto e segurança”, disse.
Quanto as carroçarias, a operadora é cliente desde sempre da Marcopolo. Paulo comentou que esse fato facilita a operação em virtude de toda a qualidade das carroçarias, com suas configurações que promovem maior conforto naquilo que o passageiro necessita em suas viagens rodoviárias. “É grande o nosso cuidado em transportar vidas humanas. Por isso, termos veículos de última geração na frota é fundamental”, observou.
Ivy Vettorazi gerente de Negócios da Scania, disse que essa venda para um cliente antigo, é muito importante para a marca, pois reforça o compromisso da fabricante em disponibilizar os melhores produtos com tecnologia embarcada. “Para reconquistar a Andorinha oferecemos um chassi que incorpora vários recursos de segurança, dentro do pacote ADAS e, ainda, com o retarder, para proporcionar uma condução eficiente. Outro detalhe é que os chassis contam com o sistema de controle de aceleração, capaz de reduzir em 3% o consumo de combustível. Em combinação com a atual geração de motores Euro VI e a nossa transmissão, é possível alcançar até 11% de economia de combustível em relação aos propulsores Scania Euro V”, ressaltou.
De acordo com Marcelo Bozolan, gerente-geral da P.B. Lopes de Regente Feijó, concessionária Scania que intermediou o negócio, a empresa Andorinha é um cliente importantíssimo para a marca, pois sempre deu abertura para a apresentação dos produtos e início de negociação. “Há tempos vínhamos negociando e sempre “batendo na trave”. Neste ano deu tudo certo, com o crédito aprovado e liberado. Deu muito certo, também, o prazo de entrega. Fizemos as programações com uma especificações bem completa dos chassis, focando principalmente sistemas de seguranças, item de extrema importância para eles. Agora, mais do que nunca, estamos consolidando nossa parceria. Depois de um bom tempo, podemos dizer que a Andorinha incrementou em sua frota de ônibus com o melhor produto disponível do mercado para transportar seus clientes com total conforto e segurança”, ressaltou ele.
Imagens – Divulgação e Acervo Memória Marcopolo
0 comentários