Uma nova forma de conhecer e analisar os números de ônibus elétricos em operação pela América Latina já pode ser acessada. Trata-se da plataforma E-BUS RADAR, com os objetivos de monitorar e georreferenciar as frotas de ônibus elétricos em operação; promover a transparência de dados; e quantificar as emissões de CO2 evitadas por ano por meio da operação desses veículos. Essa nova ferramenta ainda quer apoiar os governos locais e nacionais a atingirem suas metas climáticas promovendo os ônibus elétricos como excelente solução para viabilizar áreas urbanas mais limpas e saudáveis.
Na visão dos organizadores da referida plataforma, os ônibus são o meio principal de mobilidade urbana para milhões de cidadãos na América Latina. No entanto, esses veículos ainda são movidos majoritariamente a diesel, uma tecnologia obsoleta e altamente poluente. A ampliação da frota de ônibus elétricos nas cidades latino-americanas é a chave para o futuro local e do planeta.
Os dados do E-BUS RADAR são referentes aos sistemas em funcionamento em abril de 2020 nas cidades latino-americanas que já contavam com ônibus elétricos em suas frotas urbanas. À medida que o número de ônibus zero emissões da região for crescendo, a plataforma será atualizada e novas cidades serão adicionadas.
E-BUS RADAR é um trabalho colaborativo que envolve diversas instituições reconhecidas pelo seu trabalho na área de clima, mobilidade e qualidade de vida, como o Laboratório de Mobilidade Sustentável (LABMOB), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo desenvolvimento da plataforma, tendo a parceria do Zero Emission Bus Rapid Deployment Accelerator (ZEBRA), coliderada pela C40 Cities (C40) e pelo International Council on Clean Transportation (ICCT). O projeto também conta com a colaboração do Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) e o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). “O E-BUS RADAR tem papel estratégico para o segmento de transporte por preencher uma lacuna no cenário brasileiro e latino-americano: o mapeamento e monitoramento da frota de ônibus elétricos e a quantificação do impacto ambiental positivo por intermédio das emissões de CO2 evitadas por esta frota. O E-BUS Radar dá visibilidade às cidades latino-americanas com frota de ônibus elétricos e influencia os governos locais e empresas na implementação de ações para a descarbonização do transporte público”, disse Victor Andrade, coordenador do LABMOB-UFRJ.
0 comentários