Sete décadas de sucesso

Foi no ano de 1951 que a Setra (iniciais das palavras SelbstTragend- autoportante) dava um passo bem largo na construção de ônibus com um projeto que logo ganhou fama internacional

O conceito autoportante para ônibus completa 70 anos em 2021. A ideia foi lançada pela marca alemã Setra, de Otto Kässboher, e sua equipe de projetistas, que promoveram um novo conceito de ônibus, diferentemente da concepção baseada em chassis de caminhões utilizada até o final dos anos de 1940 na Alemanha.

Foi no ano de 1951 que a Setra (iniciais das palavras SelbstTragend- autoportante) dava um passo bem largo na construção de ônibus com um projeto que logo ganhou fama internacional. Para isso, utilizou-se de estrutura diferente, longe daquela comumente aplicada anteriormente, o que proporcionava certos problemas quanto a espaço interno, suspensão e capacidade de transporte. Sua concepção, por intermédio do modelo S8, trouxe a vanguarda, para a época, em termos de ônibus, oferecendo conforto, maior segurança, melhor acomodação e um design marcante, aspectos alcançados pela estrutura monobloco ou autoportante, com motorização traseira, menor peso, novo sistema de aquecimento e ventilação, facilidade no acesso ao motor e um privilegiado espaço para bagagens.

O modelo era tão leve, que sua estrutura podia ser carregada por seis pessoas. Muitos não acreditaram na forma de construção e no desenho adotado, com muitas dúvidas se essa concepção teria mesmo sucesso.

Quer saber mais sobre essa história? Então aguarde a edição de julho da revista AutoBus.

Imagem – Arquivo Daimler Buses

A melhor maneira de viajar de ônibus rodoviário com segurança e conforto

Ônibus movido a biometano, por Juliana Sá, Relações Corporativas e Sustentabilidade na Scania

Posts Recentes

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *