A Iveco Bus apresentou, recentemente, o seu mais novo modelo de ônibus urbano, o UrbanWay Hybrid CNG com 18 metros de comprimento, considerado por ela a solução de transporte urbano ideal para uma mobilidade sustentável. A montadora dá prosseguimento ao seu plano de investir em veículos com tração limpa, iniciado com a versão Hybrid CNG com 12 metros de comprimento. De acordo com a marca, com a introdução da sua nova tecnologia híbrida no modelo articulado, é mais um passo na evolução de sua oferta de veículos com tração limpa.
Segundo informações da Iveco, seu novo veículo proporciona uma economia de combustível de 16% em relação à versão mais antiga a gás natural e uma redução nas emissões de CO2 de até 16%, juntamente com uma melhoria significativa no Custo Total de Operação. Lembrando que o motor Cursor 9 também pode ser movido a biometano.
Para a montadora, conduzir a transição energética com um mix de tecnologias, proporcionando aos clientes uma escolha de soluções de acordo com os requisitos das suas necessidades e operações, é o objetivo visando um sistema de transporte livre de emissões poluentes.
A solução híbrida presente no articulado UrbanWay inclui uma bateria de 48 V acoplada à caixa de transmissão DIWA NXT e o motor Cursor 9. Há, ainda, o motor de recuperação elétrica de pico de 35 kW, que atua como partida e gerador para recuperar a energia cinética gerada durante a frenagem. Tal eletricidade é acumulada em uma bateria LTO de alta energia (48 V) montada no teto. “Na Iveco Bus, acreditamos que é necessário um mix de tecnologia para apoiar a transição energética necessária. Por isso, optamos por combinar o gás natural com uma tecnologia híbrida de alto desempenho e eficiência em nossos modelos articulados UrbanWay e Crealis. Com esta nova adição, queremos expandir ainda mais a oferta de veículos urbanos para a mobilidade sustentável e econômica”, explicou Stéphane Espinasse, diretor de Vendas e Produtos da montadora.
Imagens – Divulgação
0 comentários