Com o intuito de facilitar o avanço tecnológico mais rápido em áreas fundamentais para o futuro da indústria e da sociedade, como mobilidade, por exemplo, a Altair, especialista em ciência computacional e inteligência artificial (IA), e o Instituto Hercílio Randon (IHR), instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo para autopeças e transporte rodoviário de cargas, celebraram, há poucos dias, um ano do acordo de cooperação tecnológica.
Na cerimônia realizada na cidade de Caxias do Sul, RS, as instituições anunciaram o compromisso para estruturação de um Hub para Inteligência Artificial dedicada a Materiais Avançados e HPC (high performance computing). “A arquitetura proposta para a criação deste hub nos permite fortalecer competências para o desenvolvimento de materiais avançados, empregando intensivamente tecnologias como Inteligência Artificial, modelagem matemática, simulação, otimizações e high performance computing (HPC)”, disse Joel Boaretto, diretor-técnico do Instituto Hercílio Randon.
Já Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil, ressaltou que a parceria com o IHR tem permitido à sua empresa colocar toda a sua expertise e suas soluções para colaborar com o avanço tecnológico mais rápido em áreas fundamentais para o futuro da indústria e da sociedade, como mobilidade, eletrônica embarcada e o desenvolvimento de novos materiais. “A criação do Hub acelerará o desenvolvimento tecnológico e científico para pesquisa de materiais avançados utilizando a Inteligência Artificial. Queremos promover a formação de mão de obra especializada para a indústria da mobilidade”, comentou.
Imagem – Divulgação
0 comentários