A consolidação da propulsão elétrica

Desenvolvidos para o transporte urbano, nos últimos anos os veículos elétricos ganharam muito espaço, principalmente, em países do chamado primeiro mundo

Os ônibus elétricos (com baterias) foram os grandes protagonistas na Busworld 2023. Importantes nomes da indústria europeia, como também da China e Turquia, expuseram seus conceitos e desenvolvimentos confirmando que o transporte, principalmente o urbano, tem seu caminho orientado na eletrificação.

O que se viu pelos pavilhões da feira belga foi uma profusão de marcas e modelos de ônibus dentro do contexto da tração elétrica, aquela que utiliza as baterias como forma de armazenamento energético visando atender à todas as funções do veículo, inclusive o do próprio motor.

Desenvolvidos para o transporte urbano, nos últimos anos os veículos elétricos ganharam muito espaço, principalmente, em países do chamado primeiro mundo, que, por intermédio de políticas públicas voltadas para a mobilidade, investiram na introdução dessa tecnologia, com o objetivo de tornar o ambiente das cidades com menos emissões poluentes. Hoje, contam com altos volumes em operação e colhem os benefícios do transporte limpo.

Pelos corredores da mostra europeia se viu de tudo, com os mais variados projetos e concepções, modelos com diversos portes e autonomias, além de recursos tecnológicos embarcados de alto nível (monitoramento e gerenciamento das baterias para melhor aproveitamento energético; sistemas redundantes de segurança contra aquecimento e incêndio dos componentes), adequados para a realidade daquelas cidades que incentivam a mobilidade e o transporte coletivo.

Neste artigo, a revista AutoBus mostra alguns importantes exemplos de veículos e conceitos que estiveram em exposição, confirmando que a eletrificação dos sistemas se fortalece a cada dia que passa. No estande da Daimler Buses, como se sabe, duas configurações de veículos elétricos foram mostradas, uma com o chassi desenvolvido aqui no Brasil, e outra com uma versão integral. O eO500U e o eCitaro, respectivamente, marcaram presença com suas peculiaridades próprias para determinados mercados atendidos pela fabricante alemã.

A postura da empresa é bem clara quanto ao que considera o futuro dos ônibus, com tecnologias limpas de tração. De acordo com a marca, é possível, até 2030, reduzir pela metade as emissões de CO2 dos veículos novos que entrarem no mercado (índice em relação ao ano de 2025). E, para que isso ocorra, os motores elétricos devem substituir os de combustão interna, com investimentos, cada vez maiores, orientados para os modelos de emissão zero.

O modelo já tem mais de mil unidades comercializadas

Seu modelo eCitaro já tem cinco anos de mercado, sendo reconhecido como um produto de alta performance. Porém, neste momento, ele tem uma nova geração de baterias NMC3 (lítio, níquel, manganês e cobalto) com desempenho e densidade energética capazes de proporcionar uma operação otimizada. O veículo pode contar com quatro a seis packs de baterias, totalizando 588 kWh, dependendo das condições dos serviços. As recargas elétricas podem ser feitas por sistemas com portas CCS2 (plug-in) de até 150 kW de potência. Há, ainda, a opção por uso de pantógrafos, que possibilitam recargas rápidas.

Os motores elétricos estão localizados nas rodas traseiras, totalizando 250 kW de potência, com autonomia média para até 280 km, claro que tudo depende das condições de tráfego e operação.

Produto desenvolvido no Brasil fazendo bonito em Bruxelas

Junto ao respectivo modelo estava a versão brasileira do chassi eO500U, já mencionada pela revista AutoBus, sendo uma nova alternativa para os operadores mundiais que precisam de um veículo robusto, confiável e com desempenho viável. O modelo, que já começou a ser vendido pela Mercedes-Benz do Brasil, com as primeiras 50 unidades comercializadas para a cidade de São Paulo, incorpora muita tecnologia presente na versão integral eCitaro, como as baterias NMC3 e os motores localizados nas rodas traseiras.

Solaris

Da Polônia, a Solaris Bus & Coach ressaltou sua tecnologia de e-buses, com base na expertise adquirida nos últimos anos com o desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes. Prova disso é que a marca vem consolidando sua posição de destaque no mercado europeu, com liderança na produção e vendas de ônibus elétricos a baterias. No primeiro semestre de 2023, sua participação alcançou 16,4% dentre as unidades recém-registradas na Europa.

Desde o lançamento de seu primeiro ônibus elétrico em 2011, a Solaris entregou mais de 2.150 unidades para 200 clientes de toda a Europa. E, segundo ela, a participação de produção de veículos com emissão zero no mix de sua gama de produtos vem aumentando a cada ano. Em 2022, eles representaram 55% de todas as unidades fabricadas em suas unidades fabris, e, nos três primeiros trimestres deste ano, esse share já é de 77%.

Em Bruxelas, a marca expôs o seu modelo de ônibus elétrico Urbino 18 (articulado) equipado com um motor assíncrono de 240 kW e baterias Solaris High Energy de última geração, com uma alta densidade de energia, o que, por sua vez, significa um maior alcance, contudo, com menor peso total.

Solaris marca presença na Busworld como uma das mais importantes marcas fabricantes de ônibus elétrico

Conforme informou, ela disponibiliza às operadoras diferentes configurações de capacidade do powertrain, com volumes de baterias especificadas de acordo com o tipo de operação. Assim, é possível um número de baterias que atinja a capacidade de 800 kWh, capaz de proporcionar uma autonomia de 600 km, baseado em protocolo de testes e-Sort.

O Urbino 18 pode ser recarregado usando vários modos de abastecimento de energia, com uma solução básica que é o sistema plug-in ou outras opções de pantógrafos. Com capacidade para até 145 passageiros, o modelo incorpora alta tecnologia de segurança, com sensores de ponto cego, de reconhecimento de fadiga do condutor e, também, de monitoramento da pressão dos pneus.

Irizar

A marca espanhola Irizar, conhecida dos brasileiros pelos modelos rodoviários aqui produzidos, esteve em Bruxelas com o seu modelo urbano e de vanguarda ie tram 18 (articulado), com um apelo estético bem ousado e sistema de tração de última geração.

Com 18,73 metros de comprimento, ele estava com o motor elétrico de 258 kW e baterias de íons de lítio com 726 kWh. Sua capacidade era para 125 passageiros.

O ietram da Irizar combina sustentabilidade e estética moderna

Man

Também da Alemanha, a fabricante Man Truck & Bus atualizou sua linha de produtos com tração elétrica 2025. Seus ônibus da geração Lion´s City E agregam novos recursos de segurança, novidades em termos de baterias e autonomia, bem como de recarga elétrica. Após um processo de desenvolvimento que culminou na otimização de forma considerável do peso e desempenho, a autonomia dos veículos poderá ser de até 430 km com cinco packs de baterias ou de 500 km com seis packs.

As recargas elétricas poderão ser realizadas pelo novo sistema com 375 kW, proporcionando tempo máximo de 60 minutos para 80% da capacidade energética das baterias (90 minutos para o ciclo completo), isso no caso de um ônibus com 12 metros de comprimento. Já para a versão com 18 metros, a recarga completa se dará por até duas horas (120 minutos).

Novidade em tração elétrica com o modelo Lion´s City 10

Temas como segurança, maior vida útil e densidade energética das baterias tendo em conta o peso e espaço utilizado, robustez de powertrain e custos foram e continuam a ser o foco do desenvolvimento da tecnologia. No entanto, as questões da reutilização e da reciclagem das mesmas também desempenham um papel fundamental. É possível que a operação atinja um milhão de km ou 14 anos de vida útil na propulsão.

Van Hool

A holandesa Van Hool mostrou duas concepções de ônibus elétricos, com o seu modelo A12, com 12,22 metros de comprimento, com dois motores instalados nas rodas traseiras (250 kW de potência total) e cinco packs de baterias NMC de 490 kWh. Ele é um veículo de porte padrão, com piso baixo, adotado em várias cidades europeias. Além do A12, a série compreende versões com 10, 13, 18 e 24 metros de comprimento, podendo ser equipada com células a combustível ou ter a propulsão pelo modo trólebus.

Modelo A12

Mas, o que chamou a atenção no estande da fabricante foi o inovador veículo Exqui.City com 24 metros, um biarticulado 100% elétrico (dois motores de 160 kW cada), dotado de 11 packs de baterias (LTO – titanato de lítio) com alta densidade de energia, desenvolvido para ser utilizado no BRT de Paris, visando atender o público visitante dos Jogos Olímpicos de 2024.

O veículo, com capacidade para 140 passageiros, oferece condições ideais de conforto e espaço, equipado com ar-condicionado, videomonitoramento e sistema de informações por telas e sonoras, em tempo real, ao passageiro. Além disso, o modelo traz um moderno estilo visual, semelhante aos bondes da atualidade, e é totalmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida graças às portas de correr largas e o piso baixo, o que facilitará o embarque e o desembarque dos passageiros.

Nos Jogos Olímpicos de Paris, o modelo Exqui.City será destaque na mobilidade da capital francesa

Ao todo, 30 novos ônibus começarão a ser entregues no final deste ano programados para atender as linhas Tzen 4 com mais de 40.000 passageiros diários e Tzen 5, entre Paris e Choisy-le-Roi.

ZF

A ZF expôs sua mais recente tecnologia de eMobility com o novo eixo elétrico AxTrax 2 LF para ônibus urbanos com piso baixo. De acordo com a marca, ele proporciona melhor desempenho junto a transformação do transporte visando um futuro mais sustentável. Em linhas técnicas, o novo eixo é totalmente compatível com a suspensão pneumática da marca, tendo monitoramento sobre as suas condições operacionais, além da segurança cibernética.

De acordo com a fabricante, ele é altamente eficiente e potente, estando disponível em duas versões – 260 kW e 360 kW e torques de 22.700 Nm e 37.300 Nm. Com a variante mais potente, é possível atingir uma capacidade de rampa de até 20%, mesmo para os veículos articulados, de até 29 toneladas com um eixo motriz.

Tração elétrica incorporada no eixo

Outro detalhe é o fato de ele promover uma economia de energia em 10% se comparado à geração anterior, mesmo que proporcione uma operação em velocidade única ou perfeito para os tráfegos de para e anda, com médias mais baixas na velocidade. A produção em série do AxTrax 2 LF está programada para começar em 2025.

Allison

A Allison Transmissions esteve em Bruxelas com dois produtos de sua gama idealizada para os ônibus – a transmissão automática com nove marchas e a atualização significativa na família de eixos totalmente elétricos eGen Power®. De acordo com a fabricante, seu modelo de transmissão 9-Speed foi projetado para atender às demandas de veículos comerciais, como um ônibus midi com oito metros de comprimento e que tem maior tempo de atividade. Sua tecnologia pode proporcionar a maior economia de combustível, o maior desempenho e custos de manutenção reduzidos para os exaustivos ciclos de anda e para.

Tecnologia que permite a eletrificação dos veículos comerciais

Já a sua linha de eixos totalmente elétricos eGen Power foi ressaltada por ser uma solução integrada compatível e facilmente personalizável para estruturas, suspensões e extremidades dos eixos dos veículos atuais, e é adequada para facilitar a sua montagem na maioria dos processos de fabricação de veículos. O modelo tem uma transmissão com duas marchas e potência de pico de 325 kW (autonomia para 225 km).

Em colaboração com a fabricante Anadolu Isuzu, a Allison forneceu seu eixo eGen Power 85S ao modelo Isuzu VOLT, novo ônibus elétrico apresentado na Busworld.

Habas

Dentre as muitas fabricantes presentes na Busworld, algumas desconhecidas para nós, brasileiros, mostraram que investem significativamente na eletrificação dos ônibus. Veja o caso da empresa turca Habas, que expôs três modelos de sua gama de produtos – o COMFORTCITY com 12 metros e potência de 353kW; uma versão urbana midi ALFACITY com 8,2 metros e piso baixo, em configuração de três portas alimentado por baterias de 282kW; e ALFALUX, também da categoria midi equipado com baterias de 282kW, podendo transportar até 35 passageiros.

Um pequeno ônibus da fabricante turca Habas, com tração elétrica

Imagens – Revista AutoBus

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