A eletromobilidade flui pela Europa

Há poucos dias foi inaugurado o sistema de BRT 100% elétrico Chronoplus, ligando as cidades francesas de Tarnos e Bayonne, localizadas próximas à fronteira entre a França e a Espanha

Enquanto que no Brasil o setor de transporte coletivo urbano vive um
momento dramático, com perda de passageiros e rentabilidade, além de ser
desprezado pelas agendas governamentais, na Europa a situação é inversa, em
virtude que o segmento recebe atenção da gestão pública nas diversas esferas
de administração. Um dos exemplos mais marcantes é o investimento em
tecnologia limpa de tração, com foco na redução das emissões poluentes
visando atender o Acordo de Paris. Cidades europeias, compromissadas com a
sustentabilidade ambiental estão se adequando às metas determinadas pela
assinatura desse tratado de âmbito mundial, lançando mão de sistemas de
transporte coletivo livre da poluição.
Há poucos dias foi inaugurado o sistema de BRT 100% elétrico Chronoplus,
ligando as cidades francesas de Tarnos e Bayonne, localizadas próximas à
fronteira entre a França e a Espanha, na orla do Oceano Atlântico. Trata-se de
uma segunda linha expressa para ônibus implantada na região (em 2019
entrou em operação o serviço com as mesmas características na rota entre
Bayonne e Biarritz).
A nova linha possui 10 km de extensão e conta com 24 estações, além de sete
ônibus articulados 100% elétricos que transportarão cerca de 90.000
passageiros por mês. A ligação irá aumentar a oferta de transporte em 25%
(mais frequência) e com o objetivo de aumentar o número de passageiros em
50%. O lançamento do novo sistema confirma o compromisso da SMPBA
(Syndicat des Mobilités Pays Basque Adour) e da operadora Keolis para a
transição energética no modelo de transporte coletivo local, sendo que a partir
de agora, mais de 40% das viagens no Chronoplus serão feita em veículos
elétricos.
Os ônibus articulados 100% elétricos utilizados na operação foram
produzidos pela marca espanhola Irizar e possuem a configuração para
acomodar 150 passageiros. Eles podem ser recarregados, de forma rápida
(cinco minutos), nos terminais ou de maneira mais lenta (entre três e quatro
horas na garagem). Keolis opera a rede Chronoplus desde 2017, realizando serviços de mobilidade para 165.000 habitantes, que inclui onze municípios no sudoeste da França.

Na Espanha, mais precisamente em Barcelona, cidade reconhecida por
investir constantemente no transporte coletivo livre de emissões poluentes, a
Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) realizará um amplo teste com o
inovador ônibus elétrico Lion’s City 18E, um modelo articulado desenvolvido
pela montadora MAN e que se distingue por sua ampla autonomia e zero
emissões. A avaliação técnica ocorrerá a partir do próximo mês de julho e terá
uma extensão de um ano. Desse modo, a cidade catalã será uma das duas únicas cidades da Europa (a outra é Colônia, na Alemanha) a ter uma unidade de
teste do referido modelo de ônibus.

A eletromobilidade flui pela Europa

Dentre as características do novo ônibus está os dois motores elétricos com
potência nominal de 320 kW (429 HP), embora sua potência de pico disponível
chegue a 480 kW (644 HP) de carga total para situações em operação no
aclive. A energia elétrica vem de baterias modulares conectadas (oito ao todo)
de forma que o conjunto é capaz de oferecer até 640 kWh de capacidade. O
novo modelo 100% elétrico da MAN incorpora um sistema de carga rápida por
corrente contínua, segundo o padrão CCS, que atinge uma potência média de
100 kW (pico de 150 kW) e que permite estar novamente disponível para
serviço em apenas quatro horas. De acordo com o fabricante, o Lion’s City 18E
tem autonomia, garantida ao longo da vida útil das baterias, de 200
quilômetros em percurso misto e até 270 em condições favoráveis.
O teste com o ônibus MAN Lion’s City 18E é parte do desejo da TMB em
colaborar com a indústria automotiva no desenvolvimento de veículos limpos,
avaliando o desempenho e os custos totais (adicionados a todo o ciclo de vida)
comparáveis aos de veículos de propulsão convencionais, para acelerar a
substituição da tradicional tecnologia e, assim, contribuir para melhorar a
qualidade do ar e prevenir as alterações climáticas.

A Volvo Buses anunciou um ciclo de testes de seu modelo totalmente elétrico
7900 a partir de condições desafiadoras em termos de clima. No verão, seus
veículos começarão a operar na cidade norueguesa de Bodø, localizada ao norte, próxima do Ártico. Ao mesmo tempo, a Volvo também estará testando seus
ônibus elétricos em climas quentes, como parte de programas implantados na
Espanha e no México, entre outros lugares. “Como um dos principais fornecedores globais de soluções para mobilidade elétrica, devemos ser capazes para
atender aos requisitos e expectativas de nossos clientes, independentemente
de onde operem. Isso se aplica não apenas às considerações ambientais, mas
também à disponibilidade, conforto e segurança para os passageiros. Testamos
nossos produtos junto com nossos clientes nas condições do Ártico e em climas
quentes para garantir que temos as melhores soluções para uma gama de diferentes requisitos”, destacou Marie Carlsson, diretora de Desenvolvimento de
Negócios Citymobility da Volvo Buses.

A eletromobilidade flui pela Europa

A Volvo Buses já forneceu mais de 6.500 ônibus eletrificados para cidades em
todo o mundo. Sua linha de produtos e negócios inclui modelos com tração
híbrida e totalmente elétrico, além de oferecer soluções em termos de
otimização das baterias, infraestrutura de recarga elétrica e serviço de
manutenção.

Imagens – Régis Guichenducq, TMB e Volvo Buses

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