Alunos eletrizantes

O transporte escolar agora pode ser realizado com ônibus elétrico

A fabricante paulista de carroçarias, Caio, apresentou duas versões de seu modelo urbano Foz Super com tração elétrica específicas para o transporte escolar, no evento C-Move, em Brasília, DF, no mês passado. De acordo com ela, os veículos chamaram a atenção de autoridades, empresários e especialistas em transporte que estiveram no evento. Além de modernos, com alta tecnologia e sustentáveis, os novos modelos visam levar conforto e viagens mais silenciosas aos passageiros, cumprindo o objetivo primordial de transportar alunos com qualidade e segurança.

Um dos veículos tem 9,60 metros de comprimento e está sobre chassi Volksbus (quadro do modelo 17.230 com suspensão pneumática). Sua capacidade é para 39 passageiros sentados e 1 vaga para cadeirante, tendo, ainda, sistema de ar-condicionado. Sua autonomia é de 140 quilômetros.

Já o segundo modelo tem 11,38 metros, capacidade para 51 passageiros e uma cadeira de rodas, além de sistema de ar-condicionado. Ele está sobre o chassi da marca Mercedes-Benz, com o quadro do modelo OF 1721. Sua autonomia varia entre 110 a 120 quilômetros.

Outros componentes, como elevador semi-automático, para facilitar o transporte de alunos com mobilidade reduzida, sensor de ré no para-choque traseiro, quebra sol do motorista tipo Sanefa, desembaçador do para-brisa com ar quente e frio, câmeras externas na grade dianteira, na tampa traseira e sobre a porta, além de itens tecnológicos, como teclado multiplex, que facilita o controle de vários

itens do ônibus, tomadas USB nas laterais e preparação completa para conexão de internet via Wi-Fi, com roteador, completam os veículos.

De acordo com a Caio, esses respectivos veículos são os primeiros elétricos desse segmento. “A indústria brasileira está 100% preparada para atender às demandas de ônibus elétricos do País e também para exportação. O setor tem ainda grandes desafios pela frente como infraestrutura, baterias e financiamentos aos operadores”, disse o vice-presidente industrial do Grupo Caio, Maurício Lourenço da Cunha.

Já, José Gildo Vendramini, o Zezinho, gerente nacional de vendas da Caio e um dos mentores da iniciativa, disse que o projeto é uma grande oportunidade para que o Brasil tenha ônibus escolares urbanos sustentáveis, proporcionando um transporte mais eficiente e menos poluente, atendendo às novas tendências da mobilidade urbana.

Imagens – Divulgação

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