Daimler Buses em sintonia com a segurança

Para a empresa, os sistemas de assistência eletrônica podem contribuir, tanto quanto possível, para evitar que momentos de desatenção, devido à fadiga, stress ou distração, tenham consequências graves

Há poucos dias, ela que é uma das principais fabricantes de ônibus do mundo, deu provas que a evolução dos sistemas de segurança embarcada nos veículos é uma constante. A Daimler Buses, por intermédio de suas marcas Mercedes-Benz e Setra, mostrou em Madri, capital espanhola, as mais novas tecnologias que oferecem uma condução muito mais segura, favorecendo passageiros e motoristas, bem como pedestres, ciclistas e até veículos no ambiente em que ambos estão em uso.

Trata-se de uma prioridade explorada pela marca no sentido de se alcançar a segurança rodoviária e urbana e a rentabilidade operacional. Com isso, ela introduziu, recentemente, uma série de novos sistemas de assistência, que vão desde o Active Brake Assist 6 (ABA 6) ao Active Drive Assist 2 (ADA 2), o Sideguard Assist 2 e o Frontguard Assist. Além disso, há a MirrorCam e o sistema de câmera 360°. Tudo para atender o Regulamento Geral de Segurança (General Safety Regulation – GSR) da União Europeia (UE), a entrar em vigência em julho deste ano, e que exigirá uma gama completa de sistemas de assistência ao motorista em ônibus novos para melhorar ainda mais a segurança rodoviária para todos.

De acordo com a Daimler Buses, isso inclui, mas não está limitado, a: Assistente de Ponto Cego no lado do passageiro dianteiro e na frente do veículo para detecção de curta distância, reconhecimento de sinais de trânsito para controle de velocidade, assistência de atenção, sistema de monitoramento de pressão dos pneus, monitoramento de ré, luz de advertência pulsante, para o caso de frenagem de emergência e interface para bafômetro opcional (“Alcohol Interlock”).

Para a empresa, os sistemas de assistência eletrônica podem contribuir, tanto quanto possível, para evitar que momentos de desatenção, devido à fadiga, stress ou distração, tenham consequências graves. Isso ajuda não apenas os motoristas e passageiros de caminhões ou ônibus urbanos e rodoviários, mas também todos os outros usuários da via ou da estrada que circulam de carro, bicicleta ou a pé.

Em linhas gerais, o Regulamento Geral de Segurança pretende melhorar significativamente a segurança rodoviária, com especial atenção para os usuários mais vulneráveis nas vias de operação, como os pedestres e os ciclistas. A União Europeia desenvolveu normas correspondentes para equipar veículos com sistemas de segurança e assistência no Regulamento (UE) 2019/2144 sobre “certificado de homologação para veículos motorizados, seus reboques e sistemas, componentes e unidades técnicas destinadas a esses veículos quanto à sua segurança geral e à proteção dos seus ocupantes e usuários vulneráveis da estrada”.

Numa linha do tempo, os ônibus têm que ser equipados com assistentes de frenagem de emergência e sistemas de alerta de saída de faixa, entre outros aspectos (2015); os novos tipos de veículos que chegam ao mercado têm que ser equipados com sistemas adicionais de assistência e segurança (2022); e eles serão obrigatórios para todos os ônibus licenciados a partir de julho de 2024.

Acompanhe abaixo as características das novas funções e para que servem os recursos tecnológicos.

Imagem – Divulgação

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