Ande de ônibus e pague com Pix

De acordo com a X4Fare, com a introdução da bilhetagem digital, o número de clientes não cadastrados e que usam dinheiro como forma de pagamento será reduzido para 5% no primeiro ano de uso da solução

A cidade paulista de Guaratinguetá dá um grande passo rumo à inovação de seu sistema de bilhetagem digital no transporte coletivo local. Hoje, ela passa pela transição da bilhetagem eletrônica tradicional para a bilhetagem digital da X4fare, com previsão de término em 2023.

Em seu sistema de transporte coletivo, 35% dos passageiros utilizam dinheiro como forma de pagamento. Outro detalhe é que, quem utiliza a bilhetagem ainda faz a recarga dos créditos por intermédio de cartão de banco, com necessidade de se deslocar até a sede da empresa para atualizar os seus dados.

Com a implantação da bilhetagem digital os cartões físicos podem ser substituídos pelo smartphone ou qualquer outro token digital. Com isso, espera-se que os clientes utilizem a carteira digital para pagar as passagens sem precisar carregar vários cartões ou pagar com dinheiro.

De acordo com a X4Fare, com a introdução da bilhetagem digital, o número de clientes não cadastrados e que usam dinheiro como forma de pagamento será reduzido para 5% no primeiro ano de uso da solução e para os clientes que utilizam o cartão físico a expectativa é que 90% migrem para o ambiente digital.

A X4fare informou que a sua remuneração é feita pela quantidade de passageiros que passam pela catraca e esses custos são aproximadamente 50% menor do que as soluções tradicionais, além de poder utilizar qualquer hardware validador, inclusive celular para validar a transação. E, segundo a empresa, a digitalização dos processos de pagamento gera maior transparência e governança aos controles da arrecadação, política de subsídios e remuneração dos concessionários do transporte público, sendo que para os operadores de transporte, esta é uma oportunidade de atrair novos clientes, após anos de queda na demanda de passageiros, além de redução dos seus custos operacionais, eliminação de lojas físicas, transporte de dinheiro etc.

A população de Guaratinguetá também passa a contar com uma carteira digital personalizada, chamada NuBus, onde o próprio cliente pode baixá-la por meio de lojas virtual do Google ou Apple e realizar seu cadastro de forma simples, incluir seu crédito pelo smartphone pela ferramenta de recarga de créditos.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *