Aos 65 anos, a preocupação com os valores ambientais, sociais e de governança

Operadora paulista não quer ser maior, mas, sim, a melhor no segmento

Neste ano, em que completa seis décadas de meia de atividades, a Viação Santa Cruz se mostra perspicaz e muito atenta com a realidade do segmento do transporte rodoviário de passageiros. Atuando em linhas que ligam a cidade de São Paulo com o interior paulista e o sul mineiro, a operadora vem acompanhando, de perto, essa evolução, trilhado por um caminho de superações e desafios. E, a sua estratégia, após passar por uma pandemia e enfrentar uma realidade de transportar 10% do seu público, é inovar com foco no ESG (conceito para ações ambientais, sociais e de governança), tendo como meta se tornar uma empresa verde, com ações que ressaltam sua preocupação com a perpetuidade do negócio e sustentabilidade.

Ao observar como as práticas de ESG poderiam se enquadrar em seu cotidiano, ela constatou, quando foi criado um comitê específico, que a causa já estava inserida em muitas das suas atividades no operacional, na administração e no modelo de se relacionar com as pessoas.

Nisso, pode perceber que todos os pilares estavam sendo praticados (veja box), com iniciativas que ordenavam uma maneira de relacionamento comercial diferenciada, com princípios éticos, formas de gestão capacitada, valorização social e atenção com o meio ambiente. Nesse ponto, os seus 65 anos de estrada alcançam o contexto de referência no mercado, com uma trajetória de eficiência e sucesso.

Quanto a frota, a operadora anunciou a renovação da mesma, com a chegada de 52 novos ônibus, todos com chassi Scania, trazendo motorização Euro VI, e carroçaria Marcopolo Paradiso G8, modernizando os seus veículos e melhorando, ainda mais, o atendimento aos seus clientes.

Na realidade, eram para ser 33 chassis, mas, no momento em que a imprensa segmentada acompanhava uma conversa entre Francisco Mazon, diretor da transportadora, e a Scania, fechou-se mais um negócio, com a compra de mais 19 unidades do modelo K370, 4×2.

Momento exclusivo em que foi fechada a compra de mais 19 novos ônibus

Mazon traçou toda a trajetória da empresa nesses 65 anos de operação, focando o histórico de sucesso, desafios e problemas vividos pela empresa. Segundo ele, após um processo de reestruturação da transportadora, que viveu um período complicado, financeiramente, entre 2014 e 2016, houve um enxugamento da frota, das linhas e dos serviços. “Posso garantir que hoje, nossa situação é outra, totalmente diferente, saudável em termos de contas pagas, em dia. Quero agradecer a Scania por ter acreditado em nós quando vivíamos um momento difícil. E, o resultado disso é que, desde 2016, nos tornamos fiéis à marca, tendo, neste momento, 100% de nossa frota com o chassi da montadora, além de carroçarias Marcopolo. Essa parceria tem nos dado um retorno muito positivo”, observou Mazon.

E, sobreviver à um período em que há diversos desafios, como a retomada da demanda de viagens no pós-pandemia, além de conquistar os passageiros, Mazon ressaltou que o trabalho é constante, visando atrair os clientes e potenciais clientes. “Dentre o que estamos planejando para que os negócios estejam em dia, pensamos em transportar pacientes que se dirigem do interior para São Paulo ou Campinas em busca de tratamento médico. Vamos conversar com as prefeituras das cidades onde atuamos para que essas pessoas possam ser transportadas em nossos ônibus, com todo o conforto e segurança. Assim que chegarem nas rodoviárias das duas grandes cidades, faremos o transfer para as unidades de saúde em que há o tratamento. É uma maior comodidade para as pessoas”, explicou o executivo.

Ônibus com pintura comemorativa dos 65 anos

A frota da empresa é composta por 96 ônibus, neste momento, atuando em diversas rotas, com atendimento a cerca de 100 cidades, que são conectadas com São Paulo e Campinas. “Atuamos em três eixos, partindo da capital paulista rumo ao interior, como também ao sul mineiro. E, o ônibus Scania nos dá um retorno muito positivo, em função da conectividade que utilizamos em nossos veículos, alcançando economia de combustível, do sistema de freios, uma melhor condução e maior segurança para nossos clientes”, afirmou Mazon. O pacote de conectividade é o mais completo, chamado Desempenho, com muitos benefícios para a gestão.

Para a Scania, a Viação Santa Cruz é um dos seus principais clientes, em sua história brasileira. Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções para Mobilidade da Scania Operações Comerciais Brasil, disse que a marca está muito feliz de comemorar os 65 anos desta empresa que é uma das mais respeitadas do setor. “O cliente escolhe a Scania pela eficiência de nossos chassis, o que torna a nossa missão cada dia com mais responsabilidade. E, esse desempenho se transforma em menores índices de poluição emitida, além de maior segurança e rentabilidade. Parabéns, Viação Santa Cruz pelos seus 65 anos”.

Chassi K370 Euro VI, adquirido para a renovação da frota da Santa Cruz

Já Ricardo Schmidt, vendedor de ônibus da WLM Quinta Roda, que é a concessionária da Scania, disse que a parceria com a Santa Cruz se iniciou em 1998, por intermédio de uma história muito virtuosa e sempre buscando oferecer o máximo desempenho dos ônibus Scania. “Em 2016, fortalecemos ainda mais os negócios com as soluções financeiras, pelo Scania Banco e Consórcio, tendo até hoje uma ótima alternativa para viabilizar as compras”, ressaltou.

Os 52 novos ônibus deverão estar em operação entre o final deste ano e o começo de 2024.

Imagens – Revista AutoBus e Divulgação

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