Expectativa positiva com as férias

As viagens de meio de ano são mais uma oportunidade para que o setor do transporte rodoviário recupere sua demanda de clientes

A Abrati – Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros -, divulgou, recentemente, que a proximidade das férias escolares de julho é motivo de otimismo para as empresas do setor rodoviário, que desde março registraram uma queda média de 10% no volume de passageiros transportados em relação aos três primeiros meses do ano (o número de viajantes transportados do primeiro trimestre é de cerca de 7 milhões).

Tal retração se refletiu, também, em toda a cadeia do setor de serviços, conforme divulgação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo Letícia Pineschi, conselheira e porta-voz da entidade, apesar dessa retração dos últimos meses, há um otimismo quanto a recuperação do setor rodoviário com a chegada das férias de meio de ano, que é historicamente o mês com maior número de passageiros transportados, superando meses como dezembro e janeiro. “Em julho de 2019, antes da pandemia, o número de passageiros transportados foi cerca de 3,7 milhões. Já em 2021, já sob o impacto da pandemia, foram 2,5 milhões e em 2022, 3,9 milhões. Para este ano, a projeção é de 4 milhões passageiros no período”, ressaltou.

Ainda, de acordo com a executiva, tratam-se de dados animadores, o que faz com as operadoras invistam cada vez mais no aprimoramento dos serviços “As empresas estão investindo em promoções atrativas que mantenham a qualidade da experiência do usuário sem onerar o seu bolso com o intuito de retomar o crescimento do número das viagens no modal rodoviário”, disse Pineschi.

As muitas ofertas disponibilizadas pelas transportadoras podem ser adquiridas por meio dos canais de relacionamento próprios (redes sociais, sites e aplicativos), que contam com cupons de desconto, preços especiais para primeira compra, upgrade de cabine, promoções “relâmpago” etc. Há, ainda, outros atrativos que são os programas de fidelidade que proporcionam a oportunidade de pontuar no dia a dia para viajar de graça nas férias.

Além disso, as empresas focam no investimento e modernização de suas frotas, oferecendo ônibus com diferentes configurações de serviço e segurança.

Imagem – Divulgação/Novo Rio

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *