A parceria ZEBRA (Zero Emission Bus Rapid-deployment Accelerator), financiada e facilitada pela ClimateWorks e liderada pela C40 e pelo ICCT, com o objetivo de acelerar a implementação de ônibus zero emissões em grandes cidades na América Latina, lançou, há poucos dias, a atualização da plataforma E-Bus Radar, desenvolvida com a meta de monitorar e georreferenciar frotas de ônibus elétricos em operação nas cidades latino-americanas.
De acordo com informações, além disso, ela promove a transparência de dados e quantifica as emissões de CO2 evitadas graças à operação desses veículos, sendo que ela já mapeou mais de 5.700 ônibus elétricos em 41 cidades de 12 países da América Latina, focando em cidades e regiões metropolitanas que já incorporaram ônibus elétricos em suas frotas urbanas. “Neste momento, temos mais de 5.700 ônibus elétricos operando na América Latina. Cada vez mais cidades estão se convencendo dos benefícios que esses ônibus têm em comparação com os ônibus a combustível fóssil. Os benefícios não são apenas ambientais, mas também econômicos, já que esses ônibus apresentam um custo total de propriedade favorável, baseado em seus menores custos operacionais em energia e manutenção.”, disse Oscar Delgado, Líder da Parceria ZEBRA no ICCT.
Em linhas gerais, a plataforma E-Bus Radar não apenas monitora frotas de ônibus elétricos, mas também serve como um centro de conhecimento sobre a implementação dessa tecnologia na América Latina. Ela oferece visibilidade sobre a localização e o impacto dos ônibus elétricos, destacando seu papel na mitigação dos impactos ambientais adversos associados ao uso de tecnologias poluentes, como ônibus movidos a diesel.
Imagem – Divulgação
0 comentários