Como alternativa ao ônibus, puramente elétrico, o mercado poderá contar com a tração híbrida, aquela em que adota dois tipos de motores – de combustão e elétrico -, para favorecer a descarbonização do transporte urbano. É nisso que a marca Volare, pertencente à empresa gaúcha Marcopolo, quer investir, a partir de agora, como estratégia de sustentabilidade ambiental.
Apresentado na feira Lat.Bus 2024, o modelo Attack 9 Híbrido tem um powertrain elétrico de tecnologia Range Extender, permitindo recarregar as baterias por meio de um grupo gerador que conta com um motor turbo 1.0 de três cilindros flexfuel, movido a etanol, da marca HORSE. A WEG, empresa brasileira fabricante de equipamentos eletroeletrônicos, também, participa do projeto, que tem um elevado grau de nacionalização, com vantagens e benefícios de um micro convencional movido a diesel e de um veículo 100% elétrico alimentado por baterias.
Segundo a Volare, a energia que alimenta o motor elétrico é gerada por um motor a etanol, por esta razão o veículo pode ser utilizado em qualquer região do País, colaborando para o ecossistema, por ser neutro no ciclo do CO2 e permitir a obtenção de créditos de carbono. Sua autonomia, que pode chegar a 450km, e o reduzido volume ocupado por apenas três pack de baterias, com capacidade de armazenamento energético de 122 kWh, permite a maior capacidade de transporte de pessoas.
Imagem – Revista AutoBus
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