Aumentando o conforto dos passageiros

O uso da suspensão a ar em ônibus é um fator positivo para quem utiliza do modal

A instalação da suspensão pneumática em chassis para ônibus promove o conforto de passageiros e motorista, além de facilitar a troca da mesma em caso de manutenção. Recentemente, a empresa MTXBUS desenvolveu e implantou, em um chassi com motor dianteiro, tal componente, visando atender o cliente Bertioga Veículos, de São Paulo, que venceu a licitação para o fornecimento de um ônibus à Polícia Militar da cidade paranaense de General Carneiro.

O Projeto foi desenvolvido e pensado na menor interferência sobre a originalidade do chassi, reaproveitando vários componentes que acompanham o veículo. De acordo com ela, não foi necessária a execução de nenhum furo adicional ao chassi, pois foram utilizadas as furações originais para a fixação dos componentes da suspensão. Também não foi necessário retrabalhar o sistema de escapamento, mantendo o original.

Ainda, segundo a MTX, a suspensão dianteira é composta por duas bolsas pneumáticas instaladas sob as longarinas, uma válvula niveladora de altura, dois amortecedores telescópicos de dupla ação originais do chassi, cinco braços tensores para a sustentação e alinhamento do eixo, além de barra estabilizadora original. Todo o quadro da suspensão é construído com aço de alta resistência (LNE38).

Ao incorporar o componente, a MTX promove qualidade operacional no veículo

Já a suspensão traseira possui quadro tipo Banana Beam, construído em aço de alta resistência, quatro bolsas pneumáticas, duas válvulas niveladoras de altura, quatro amortecedores telescópicos de dupla ação e braços tensores longitudinais e transversais para alinhamento do eixo. Além do conforto, o projeto possibilita a implantação do sistema de Kneeling (rebaixamento ou ajoelhamento do chassi), um recurso muito importante de acessibilidade ao veículo.

A MTXBUS é uma empresa gaúcha, da cidade de Caxias do Sul, atuando, desde 1990, em customizações de veículos, principalmente em chassis para ônibus do Brasil, com transformações e adaptações de tração de veículos 4×2 em 4×4, das diversas marcas deste segmento, além de alongamento e implementação de eixos extras.

Seus projetos sempre estão adequados aos manuais de implementação dos fabricantes de chassis, bem como das encarroçadoras de ônibus, atendendo as normas do CONTRAN, DENATRAN e ABNT 15570.

Imagens – Divulgação

 

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