Longevidade nas estradas

Hoje, 95 anos depois, a Auto Viação Catarinense é considerada a primeira empresa brasileira de ônibus registrada a realizar o serviço de transporte coletivo de passageiros em nossas terras

Tudo começou com uma jardineira, aquele modelo de ônibus sem acabamento, que não permitia proporcionar conforto ao passageiro. Era um veículo rústico, com bancos de madeira, todo aberto, numa época de abrir estradas, literalmente “no peito”, pois não havia qualquer tipo de planejamento viário que estabelecesse uma rede de ligação entre os municípios de Santa Catarina e, também, do Brasil. No máximo, caminhos que entrecortavam matas e pastos para promoverem a integração.

Estamos falando de uma precursora do sistema de ônibus rodoviário brasileiro, isso em 1928, longínquo tempo de dificuldades que não impediu a disposição de um imigrante alemão (Theodor Darius) e outro húngaro (João Hahn) em realizarem o feito de transportar pessoas com uma jardineira Rugby entre Blumenau e Florianópolis.

Fundar a Auto Viação Hahn & Darius, a primeira denominação da empresa, foi a evolução de um serviço que começou como carro de aluguel, o táxi daquela época.

Muitos anos se passaram e hoje, 95 anos depois, a Auto Viação Catarinense é considerada a primeira empresa brasileira de ônibus registrada a realizar o serviço de transporte coletivo de passageiros em nossas terras. Sua façanha envolveu a luta por promover a facilidade de deslocamento à quem necessitava (apesar das operações complexas em função da inexistência de estrutura), integrando regiões e pessoas.

Da terra, poeira, chuva, lama e falta de estradas ao seu contínuo processo de transformação, crescimento sem interrupção, conquistando novas linhas, as seguidas e seguidas renovações de sua frota, com veículos cada vez mais modernos, a implantação de serviços diferenciados para a disposição de qualidade, conforto e segurança, a principal marca da empresa catarinense sempre foi a dedicação, a valorização e respeito ao ser humano, adotando para isso uma postura íntegra, utilizando métodos modernos em sua filosofia administrativa, seja nas relações com os colaboradores ou no uso de tecnologia veicular de última geração.

Modelos de ônibus que foram utilizados ao longo de mais nove décadas e meia de história

Atualmente, pertencente ao Grupo JCA, um dos maiores do segmento rodoviário de passageiros e detentor de algumas das marcas mais tradicionais do setor, a transportadora reforça seu foco em oferecer a melhor experiência de viagens a seus clientes, ampliando rotas para contribuir com o deslocamento não apenas dos catarinenses, mas também entre diversos outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. Tudo isso aliando a seus valores quesitos inegociáveis como a segurança e conforto em suas operações.

Para melhor atender seus clientes, a operadora destaca uma série de medidas, como a implementação do bilhete de passagem eletrônico (BPE), permitindo embarcar diretamente na plataforma sem a necessidade de emitir um papel; ser parte da criação do primeiro programa de fidelidade do transporte rodoviário, o Clube Giro, um aplicativo gameficado, com missões onde é possível acumular pontos e ser recompensado com prêmios e descontos para compra de passagens.

Anuar Helayel, diretor da Auto Viação Catarinense, disse que é muito gratificante ver o quanto a história da empresa se confunde com a da mobilidade. “Ser a primeira empresa a transportar passageiros de uma cidade a outra no país e manter-se sólida no mercado, mesmo após décadas, é um sinal claro de que a marca inovou e segue se reinventando ano após ano. Tudo isso para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência possível em viagens, com muita segurança e conforto, pilares da transportadora e do Grupo JCA”, ressaltou.

Imagens – Acervo Catarinense

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *