Belo Horizonte renova a frota de ônibus

O sistema de transporte coletivo da capital mineira recebeu, recentemente, novos ônibus para a modernização de sua frota. Ao todo, são 220 unidades, equipados com sistema de ar-condicionado e suspensão pneumática. De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, desse total, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos. Assim, a frota do […]

O sistema de transporte coletivo da capital mineira recebeu, recentemente, novos ônibus para a modernização de sua frota. Ao todo, são 220 unidades, equipados com sistema de ar-condicionado e suspensão pneumática. De acordo com a prefeitura de Belo Horizonte, desse total, 167 foram acrescidos à frota e 53 substituíram outros veículos. Assim, a frota do transporte coletivo da capital conta, agora, com 2.484 unidades, cuja idade média é 6 anos e 9 meses.

Os novos ônibus têm chassis (Euro V e VI) das marcas Mercedes-Benz e Volkswagen, sendo encarroçados pela Caio, Marcopolo e Mascarello.

Ainda, conforme informou a gestão municipal, a renovação da frota faz parte de uma série de melhorias implementadas no transporte coletivo de Belo Horizonte, desde a sanção, em julho deste ano, da Lei 11.458/23, que dispõe sobre a remuneração complementar ao sistema e o acréscimo das viagens, sendo 849 novas – 497 nos dias úteis e 352 nos finais de semana. Até dezembro serão 2.170 viagens a mais, principalmente nos horários de pico.

Pelo lado social, a prefeitura disse que já estão disponíveis o Vale-Transporte de Saúde, concedido prioritariamente para pacientes oncológicos e acompanhantes que precisam se deslocar para consultas e procedimentos médicos em hospitais habilitados ao Sistema Único de Saúde; o Auxílio Transporte Mulher, concedido às mulheres em situação de violência doméstica que apresentam vulnerabilidade econômica ou social; e o Auxílio de Transporte Escolar para atender cerca de seis mil estudantes do município, que antes recebiam o meio-passe (agora o pagamento é integral).

Outro detalhe é sobre a fiscalização dos serviços realizados (ou não). Até setembro deste ano foram feitas 908 operações de fiscalização, com as equipes da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) e da BHTrans promovendo ações nas estações ao longo dos itinerários, nas vias, e, também, pelas câmeras do COP-BH.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *