Boston compra ônibus articulados com tração híbrida

Em comparação com a frota antiga, espera-se que os novos veículos reduzam o consumo de combustível em torno de 889.000 litros

A fabricante norte-americana de tração elétrica e híbrida, BAE Systems Inc., anunciou mais um importante negócio direcionado para a cidade de Boston, no estado de Massachusetts, Estados Unidos. Ela fornecerá componentes do trem de força para 45 ônibus articulados híbridos (diesel/eletricidade) Enhanced Electric Hybrid (EEH) vendidos pela New Flyer Industries para a Massachusetts Bay Transportation Authority (MBTA).

Como é sabido, a eletricidade se revela como o combustível do futuro nos sistemas de transporte coletivo urbanos. Os ônibus articulados desse novo negócio possuem 18,3 metros e irão substituir 32 ônibus articulados Neoplan que foram adquiridos entre 2004 e 2006. O sistema Série-ER escolhido permite que o motor a diesel do veículo seja desligado completamente por até cinco quilômetros, sendo alimentado apenas pelas baterias de íons de Lítio de 32 kWh.

Essa questão sobre o uso da tração elétrica em determinados trechos é possível com o sistema geofencing, que funciona por meio de GPS. Ao mapear quais áreas precisam ser operadas com emissões zero, os ônibus passam automaticamente para operação com bateria sem a intervenção do motorista. Segundo a BAE Systems, além de simplificar as tarefas do motorista, isso dá aos operadores de ônibus a capacidade de mapear facilmente outras zonas da cidade onde os ônibus podem funcionar apenas no modo a bateria.

Em comparação com a frota antiga, espera-se que os novos veículos reduzam o consumo de combustível em torno de 889.000 litros e as emissões de gases de efeito estufa em quase 3.900 toneladas ao longo de seu ciclo de vida, de acordo com a apresentação de novembro de 2020.

Imagem – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *