BRT carioca com novos superarticulados

Com a chegada de novos ônibus, o sistema do Rio de Janeiro se moderniza para melhor atender os passageiros

Conforme anunciado aqui neste espaço, o sistema de BRT da cidade do Rio de Janeiro irá receber, a partir de novembro, 287 novos ônibus articulados Marcopolo Viale Express para serem utilizados em seus corredores expressos Transoeste, Transcarioca, Transolimpica e Transbrasil. Trata-se de uma nova versão, desenvolvida especificamente para o sistema carioca, com itens de conforto, segurança e acessibilidade para proporcionar a melhor experiência de viagem aos passageiros, além de atributos que o tornam um produto com alta eficiência operacional.

De acordo com a Marcopolo, seu Viale Express tem 23 metros de comprimento e novo visual, design marcante com o DNA da marca, incorporando itens diferenciados como DRL (Daytime Running Light) – Luz de Posição Diurna – no conjunto óptico dianteiro para deixar o veículo visível durante o dia sem que o motorista precise usar o farol baixo. A capacidade interna é para 181 passageiros (123 em pé e 58 sentados em poltronas do modelo City Confort com apoio de cabeça e tomadas USB). “A Marcopolo tem como foco o desenvolvimento de soluções para a mobilidade e como diferenciais a flexibilidade e capacidade de customização para atender às necessidades e especificidades de cada aplicação, também em modelos urbanos. O desenvolvimento do novo Viale Express é um exemplo dessa nossa vocação e do nosso amplo portfólio”, disse Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo.

O conforto interno aumentou com os novos superarticulados

Os novos ônibus possuem circuito fechado de TV que permite ao motorista visualizar no painel as imagens das câmeras internas, sistema de próxima parada (que avisa, por intermédio de dispositivos audiovisuais, as próximas estações de desembarque) e de segurança que impede o movimento do veículo com as portas abertas ou não completamente fechadas, sensores de aproximação para plataforma, sistema de ar-condicionado, botão de pânico na cabine do motorista, painel mostrador de velocidade em trânsito e câmera de marcha à ré.

Na parte mecânica, o chassi é da Mercedes-Benz, modelo O500MDA, e a transmissão é da Voith, Diwa.6 automática.

Imagens – Divulgação

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