Busscar é certificada no Chile

Em linhas gerais, os requisitos técnicos do regulamento observam a ocorrência de um tombamento, sendo que a superestrutura da carroçaria deve ser capaz de proteger o “espaço residual” no interior

Visando oferecer mais segurança em seus modelos de carroçarias rodoviárias,
a encarroçadora catarinense Busscar conquistou a certificação R66 para as
versões do Vissta Buss DD e Vissta Buss 400. De acordo com a marca, a
certificação que tem como objetivo elevar o nível de segurança passiva das
carrocerias de ônibus, e, consequentemente, maior nível de proteção aos seus
ocupantes na eventualidade de um tombamento.


Em linhas gerais, os requisitos técnicos do regulamento observam a
ocorrência de um tombamento, sendo que a superestrutura da carroçaria deve
ser capaz de proteger o “espaço residual” no interior, tanto no salão superior
quanto no inferior, impedindo qualquer contato com o solo ou com a própria
carroceria – antes, durante e após o impacto. Segundo a Busscar, as atividades
desenvolvidas para a obtenção dessa certificação incluem a capacitação da
Engenharia em executar simulações computacionais capazes de antecipar com
exatidão as deformações causadas por um tombamento, dentro dos critérios
técnicos estabelecidos e reconhecidos pela Certificadora. Para os mercados do
Chile e do Peru, a conquista dessa confirmação é muito importante para a
encarroçadora, que ressalta a tecnologia empregada que representa, fielmente,
os componentes estruturais da carroçaria e de suas respectivas uniões, além da
correta caracterização dos materiais empregados. O trabalho de avaliação e de
otimização estrutural emprega a criação de um modelo virtual 3D, com
Elementos Finitos (FEM), seguido de análise dinâmica de colisões. As
avaliações consideram a plasticidade dos materiais e grandes deslocamentos,
em uma estrutura complexa, com elevado número de componentes.

Imagem – Busscar

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