Capacitar os motoristas é o diferencial para a segurança

Em 2024, nosso foco está voltado para o treinamento itinerante dos colaboradores que atuam na área operacional

Para a operadora rodoviária catarinense, Reunidas, o tema da segurança faz muito sentido em seu cotidiano operacional. Para isso, ela tem um ônibus escola, que recebeu o nome de “Seu Juquinha”, uma homenagem a um ex-colaborador e que atua no auxílio nas capacitações oferecidas aos motoristas e demais profissionais da companhia.

O veículo escolhido para ser transformado em uma sala de aula itinerante foi um Marcopolo Paradiso G6 1200 da Mercedes-Benz, e, desde 2020, é, também, utilizado em ações educativas voltadas ao público infantil em datas específicas. Já o nome referendado é de José Faustino dos Santos (In memorian), motorista que dedicou mais de 30 anos de serviços à Reunidas.

De acordo com a transportadora, ao longo do ano, o veículo pega a estrada para auxiliar nos treinamentos dos profissionais das empresas do grupo, por meio de ferramentas de EAD, videoaulas e monitoria. “Em 2024, nosso foco está voltado para o treinamento itinerante dos nossos colaboradores que atuam na área operacional. Iremos utilizar o Ônibus Escola para capacitar motoristas das unidades de passageiros e de cargas, além dos servidores dos setores de operação e comercial da Reunidas Cargas”, disse Patricia Favarin, assessora de Desenvolvimento Humano do Grupo Reunidas.

Além disso, os motoristas de ambas as frentes de atendimento do grupo (passageiros e cargas) passam por programas de desenvolvimento com foco em humanização do atendimento, manutenção nos veículos, reciclagem do conhecimento de direção defensiva e legislação de trânsito, importância do cuidado físico e mental, fortalecimento de relacionamento interpessoal, além de conteúdos sobre orçamento familiar e outros.

O veículo que leva conhecimento aos colaboradores da companhia era, originalmente, um modelo rodoviário na configuração de semileito, com 42 poltronas. Agora, ele recebeu cadeiras escolares, armários, monitor de TV, ar-condicionado e sofá, para melhor acomodar os “novos passageiros”.

Imagens – Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *