Carroçarias rodoviárias se destacam na Marcopolo

O transporte rodoviário está no centro dos negócios da encarroçadora, neste momento

O terceiro trimestre de 2022 (3T22) da encarroçadora gaúcha Marcopolo apresentou significativa recuperação dos negócios em relação ao mesmo período do ano passado. Foram produzidas 4.079 unidades, sendo que o destaque foi o aumento da participação de mercado no segmento de rodoviários pesados, que está associado às atividades de turismo e linhas de longa distância.

De acordo com a empresa, esse mercado respondeu por 60% da sua produção de rodoviários no País, enquanto no 3T21 foi de 11%. No período, a participação de mercado da Marcopolo na produção local foi de 53,1%.

Ainda, conforme revelou em nota, o cenário de recuperação da produção brasileira de ônibus resultou em uma receita operacional líquida total de R$ 1,516 bilhão no 3T22, um incremento de 100,1% ante o 3T21. O valor representou um recorde trimestral para a companhia, com uma demonstração de mudança de ambiente de vendas e confiança dos clientes no pós-pandemia. Nos 9M22, a receita operacional líquida foi de R$ 3,626 bilhões frente ao 9M21, quando o valor total foi de R$ 2,415 bilhões, uma variação de 50,2%. “Os resultados demonstram a recuperação da produção na indústria brasileira de ônibus no 3T22 e nos aproxima dos volumes pré-pandemia, comparados ao 3T19. A ausência de impactos significativos associados à falta de componentes e de chassis contribuiu com o crescimento acelerado das operações domésticas da Marcopolo. Essa normalização gradual traz boas perspectivas também para o 4T22”, disse José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

No tocante a exportação, foram 1.321 unidades enviadas para o mercado externo, volume que apontou um crescimento de 96% em comparação ao 3T21, e a receita líquida consolidada de exportação do Brasil representou R$ 389,4 milhões, 25,7% da receita registrada pela companhia no trimestre. Nos nove primeiros meses do ano, a receita de exportações do Brasil foi de R$ 733,1 milhões, um aumento de 82,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

Imagem – Revista AutoBus

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