A capital mato-grossense terá, em testes, em seu sistema de transporte coletivo, um ônibus elétrico desenvolvido pela fabricante gaúcha, Marcopolo. Trata-se do modelo Attivi Integral 100% elétrico, que, por meio de uma ação com a operadora Consórcio Metropolitano, responsável pela linha intermunicipal entre Várzea Grande e Cuiabá, avaliará o veículo durante um mês e permitirá aos usuários do transporte coletivo da cidade utilizar um ônibus com tecnologia limpa e renovável.
De acordo com a Marcopolo, o ônibus, que pode ter até 13 metros de comprimento total, tem chassi Low Entry, é equipado com motor elétrico de potência máxima de 350 kW e torque de 3.300 Nm, eixos dianteiro e traseiro ZF, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e baterias CATL com capacidade de 396 kWh e autonomia entre 250 e 280 km (dependendo das condições de utilização).
Alexandre Cervelin, gerente comercial responsável pelas regiões Sul, Centro-Oeste e Norte da Marcopolo, disse que o Attivi Integral é um modelo que conta com a aplicação da tecnologia nacional, o conhecimento da engenharia brasileira e a expertise mercadológica das sete décadas de atuação da Marcopolo, reproduzindo a segurança e confiabilidade. “Confiamos e apoiamos a transição de matriz energética de Cuiabá, que prevê a aquisição de 40 unidades a partir do segundo semestre de 2024”, sintetizou.
Celebrando 75 anos de atividades, a Marcopolo é líder no desenvolvimento e produção de carroçarias para ônibus no Brasil e posiciona-se entre as maiores fabricantes do mundo. Com o seu modelo de tração limpa, a marca está comprometida com o futuro da mobilidade, atenta ao desenvolvimento de novos modais, além de investir de forma contínua em aprimoramento, tecnologia, design e expansão, produzindo soluções que contribuem para o desenvolvimento do transporte coletivo de passageiros.
Imagem – Divulgação
0 comentários