Curitiba se prepara para a eletrificação

Capital paranaense dá a largada para o seu processo de avaliação tecnológica

Um ônibus articulado 100% elétrico iniciou seus testes pelas ruas da cidade de Curitiba, PR, recentemente. O veículo, com 22 metros de comprimento, tem carroçaria Marcopolo Attivi Express, suspensão pneumática em todos os eixos, motor integrado em cada uma das rodas do segundo e terceiro eixos, freios a disco com ABS/EBS e sistema regenerativo nos eixos motrizes, proporcionando maior segurança e autonomia ao veículo.

João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Inovação Digital da Marcopolo, comentou que os benefícios ambientais dos veículos elétricos são fundamentais para a popularização do modelo em todo o mundo. “Buscamos o desenvolvimento de mais soluções de mobilidade para os nossos passageiros, com o objetivo de aproximar as pessoas”, disse.

De acordo com a Marcopolo, seu modelo Attivi Express foi desenvolvido para modelos de chassi de propulsão elétrica que circulam em corredores troncais de médias e grandes cidades, tendo design moderno, arrojado e atraente, com iluminação externa em faróis em full LED e espelhos retrovisores compostos por seis câmeras de alta definição, duas delas com infravermelho, e monitores que cobrem um campo de visão que e eliminam eventuais “pontos cegos” nas laterais do veículo, facilitando as manobras dos motoristas e aumentando a segurança no trânsito.

A encarroçadora gaúcha também inseriu outros itens inéditos no Attivi Express, como o sistema de entretenimento para passageiros, com monitores instalados no teto, rádio e autofalantes internos, portas pantográficas de duas folhas com sistema antiesmagamento que, ao encontrar um obstáculo, realiza automaticamente a sua reabertura.

Com iniciativas direcionadas ao futuro da mobilidade, a fabricante investe na eletrificação veicular e o Attivi Express é um dos exemplos. O chassi do respectivo ônibus elétrico é da BYD.

Imagem – Divulgação

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