Teste com elétrico

A Scania também quer se inserir na eletrificação dos ônibus urbanos brasileiros

O protótipo de ônibus com tração 100% elétrica, desenvolvido pela Scania, está passando, há seis meses, por avaliações na Faculdade de Engenharia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Ilha Solteira (SP). Sua chegada ao Brasil foi em 2021 e, por quase dois anos, ele atuou no transporte interno de colaboradores, com o objetivo de aprimorar e desenvolver conhecimento local e competências em torno da eletrificação no transporte comercial, desempenhando uma função de ônibus-escola para ajustes e adaptações às condições brasileiras.

Com duração de 12 meses, o processo de testes do ônibus ficará sob a coordenação de pesquisadores da graduação e pós-graduação da Faculdade de Engenharia, com intercâmbio entre professores e alunos da UNESP e a Scania, que permitirá a realização de ensaios em laboratórios computacionais e aplicações práticas com o veículo, gerando conhecimentos dentro da parceria e para a modelagem computacional da dinâmica do escoamento de fluídos em sistemas e, também, para a análise estatística para o tratamento de dados de teste.

Tal veículo, revelado com exclusividade pela revista AutoBus, tem o chassi da marca Scania e a carroçaria produzida pela empresa espanhola Castrosua. De acordo com a montadora, a escolha pela UNESP, em Ilha Solteira, se deu pelo fato de a instituição ser referência em pesquisa e desenvolvimento na área da engenharia mecânica, ciências térmicas. “A Universidade Estadual Paulista tem uma projeção gigantesca e possibilitará demonstrar para pesquisadores e estudantes como a Scania, uma multinacional líder em soluções sustentáveis para o setor de transporte, desenvolve suas tecnologias e como são aplicadas no mercado em seus produtos e serviços. Os estudos e testes com o ônibus elétrico poderiam ser feitos somente pelos engenheiros da Scania, mas também pensamos na contribuição com a sociedade e no desenvolvimento de competências no País como um todo”, ressaltou Marco Garcia, consultor de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania Latin America.

A Scania não deixou de lado o conceito da eletrificação do setor de ônibus urbano brasileiro

Durante o período de testes, os dados coletados e os resultados do projeto serão disponibilizados em tempo real para todas as equipes de engenharia da Scania, otimizando o desenvolvimento da tecnologia BEV tanto na Suécia quanto no Brasil, os dois braços de engenharia da multinacional no mundo. “Queremos levar um pouco de conhecimento técnico e de negócios reais para a universidade, uma maneira de contribuir e oxigenar a visão acadêmica. E para nós, é uma grande aposta para aumentar o capital de conhecimento global da Scania, amplificando a jornada de desenvolvimento de veículos eletrificados”, comentou Marco.

O Prof. Dr. Leandro Oliveira Salviano, da UNESP, um dos responsáveis pelo projeto, falou que a abordagem de desenvolvimento deste ônibus é inédita para a Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, em especial para o departamento de engenharia mecânica, ciências térmicas, e deseja que a parceria seja a primeira de várias. “O objetivo é que abra portas para outras oportunidades, mas que especificamente esta seja duradoura e nos permita criar vínculos de pesquisa e desenvolvimento, e de qualificação local e pessoal. É um treinamento de técnicos e engenheiros da própria Scania, para uso das ferramentas que nós vamos desenvolver no projeto, além do envolvimento dos estudantes da UNESP de forma a prepará-los e colocá-los em contato com uma empresa de ponta, multinacional, como a Scania”, observou.

Ainda, segundo o docente, a região onde está localizado o Campus é muito quente, por longos períodos do ano, fato que propicia uma avaliação mais detalhada na aplicação desse ônibus para rodar em regiões com alta temperatura, tanto em ambiente urbano quanto em rodovia, utilizando “lastro” para reproduzir uma lotação, por exemplo. “Nós vamos estabelecer uma rota que possa simular e submeter o veículo ao estresse térmico. O sistema de resfriamento das baterias, com variações do clima e as temperaturas altas, pode impactar no desempenho e autonomia do veículo elétrico. Nós vamos testar propostas de isolamento de tubulação do pacote de baterias para identificar soluções que atendam aos requerimentos de operação dos veículos da Scania”, completou Leandro.

Imagens – Divulgação

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