Do ar-condicionado para outras utilidades

A iniciativa pode trazer excelentes resultados

Neste nosso mundo, um dos grandes desafios relacionados à vida humana é o uso inteligente da água, de forma a sabermos tê-la, pois esse elemento não é, como muitos pensam, algo infinito. E, pequenas atitudes são exemplos de como podemos utilizá-la bem, sob o contexto da sustentabilidade.

Veja o exemplo de algumas operadoras de ônibus rodoviários que usam um sistema relativamente simples, que capta a água do condensamento do sistema de climatização, que antes era descartada, e a redireciona para os reservatórios do limpador de para-brisas e do sanitário do veículo, por meio da instalação de um cano, apenas isso.

Dentre as encarroçadoras brasileiras, a gaúcha Marcopolo vem utilizando e oferecendo aos seus clientes o opcional de “reaproveitamento de água” há mais de oito anos. Nesse período, foram produzidas 7.378 carroçarias com o sistema, sendo que nos últimos quatro anos houve uma grande procura pelos clientes, chegando a quase quatro mil unidades instaladas. Somente nos oito primeiros meses deste ano de 2023, já foram fornecidas 1.683 unidades, sendo que a linha com maior utilização é a G8, com 800 produtos, seguida pela de urbano com motor dianteiro, com quase 500 unidades e os modelos de fretamento, com 200 unidades.

Sistema, relativamente simples, utiliza mangueiras para distribuir a água gerada no sistema de ar-condicionado ao WC e para-brisa

O mecanismo foi criado em 2013, na garagem da Viação Águia Branco, com um projeto que começou a ser implementado como adaptação em todos os seus ônibus. Em 2015, a operadora compartilhou o projeto com a Marcopolo.

A implementação do mecanismo é capaz de produzir cerca de 1,5 litro de água a cada 50 km rodado, o que significa uma economia anual de aproximadamente 1 milhão e 897 mil litros apenas na frota da empresa. E, desde 2015, já há uma economia de cerca de 13 milhões de litros de água.

No quesito ambiental, a transportadora capixaba ainda investiu em outras iniciativas, como por exemplo, a lavagem dos veículos e ambientes da garagem com água captada da chuva. Após cada limpeza, o recurso utilizado ainda passa por um método de separação do óleo e filtros para a retirada de impurezas e retorna para o uso na lavagem dos espaços e dos ônibus.

E, todos os equipamentos de ar-condicionado instalados em sua sede também são usados para fornecer a água utilizada para molhar plantas e lavar veículos leves. Com todo o processo de reutilização da água, houve uma redução de cerca de 40% em seu consumo. No total, são reaproveitados por volta de 31,2 milhões de litros de água por ano, o que daria para encher 12 piscinas olímpicas.

Imagens – Revista AutoBus e Divulgação

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *