Mantendo sua fidelização aos chassis Scania, a operadora mineira de transporte rodoviário de passageiros, Empresa Gontijo de Transportes S/A, investiu, recentemente, na renovação de sua frota. São 52 ônibus, destes, 40 com o modelo K410C (6×2) e 12 K320C (4×2), todos com motorização Euro VI.
Os chassis serão equipados com o que há de mais atual em termos de segurança, tanto para os passageiros, quanto para os motoristas, como por exemplo, câmeras com inteligência artificial (IA) que alertam o condutor sobre riscos e problemas na estrada; sistema de freios com controle eletrônico para maior segurança nas frenagens; suspensão a ar com controle eletrônico; piloto automático e transmissão automatizada (com freio retarder), tecnologias que, na visão da operadora, melhoram a eficiência da operação.
As carroçarias são da marca gaúcha Comil, com os modelos Invictus 1050, 1200 e DD, trazendo configurações internas que ressaltam os serviços Executivo e Leito, com poltronas que têm quatro níveis de reclinação, encosto para as pernas, ar-condicionado, portas USB e sanitário.
Ainda, na questão segurança, todos os novos ônibus têm a mais alta tecnologia visando aumentar a segurança para seus motoristas e passageiros. Trata-se de uma câmera com sensor de fadiga, que utiliza Inteligência Artificial para identificar sinais de cansaço ou desatenção do condutor, emitindo alertas sonoros em situações de risco. O recurso é disponibilizado pela Sascar.
Em linhas gerais, o equipamento define um padrão do rosto do condutor e identifica variações neste padrão, como a quantidade de piscadas por segundo e o tempo de duração de cada uma. Se forem detectados sinais de sonolência ou cansaço (caso o número de piscadas se reduzir ou o tempo entre estas aumentar), o alerta é disparado tanto para o motorista, quanto para a central de monitoramento.
O sensor detecta, também, os bocejos, olhos fechados, uso de celular ou de cigarros, desatenção, como tirar os olhos da estrada, tudo que possa ser potencialmente perigoso. Segundo a transportadora, a prevenção visa preservar vidas e, com base nas informações geradas, ela poderá melhorar seu programa de treinamento, focando nas falhas encontradas e na conscientização para evitá-las.
Desde 2017, toda a frota de ônibus da Gontijo é monitorada por telemetria, tecnologia que vem tendo sucesso em impedir excesso de velocidade nas viagens. O sistema percebe quando o ônibus ultrapassa o limite de velocidade permitido no local, emitindo alerta para o condutor, para assim evitar situações de risco. Outrossim, por meio desse recurso ainda é feito o acompanhamento da viagem, para saber se a mesma vem se desenrolando normalmente, ou se algum problema está acontecendo. A empresa comentou que, os tempos de saída e de chegada nas rodoviárias, das paradas obrigatórias para descanso, e até mesmo a ocorrência de imprevistos na estrada podem ser percebidos, permitindo o rápido envio de socorro.
Marco Antônio Gontijo, diretor de Suprimentos da operadora mineira, disse que, com a compra de mais 52 ônibus padrão Euro VI, que se somam a aquisição anterior feita no início deste ano, a Gontijo terá 69 novos veículos muito menos poluentes em operação. “Assim, ela inicia a transição de sua frota para as tecnologias que mantêm o compromisso da empresa com a redução do aquecimento global, apontado por cientistas como causa de tantos desastres ambientais”, observou o executivo.
Imagens – Divulgação
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