Eletromobilidade – para ganhar popularidade

E para alcançar sucesso com seu veículo, a Marcopolo irá garantir uma estratégia comercial para que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável

A encarroçadora gaúcha Marcopolo participou, recentemente, do Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes – VE Latino-Americano -, evento realizado no começo do mês de setembro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo. A fabricante expôs o seu mais novo ônibus, 100% elétrico, Attivi, que começou a ser produzido neste mês em sua planta de Caxias do Sul, RS.

Segundo a empresa, desde outubro de 2021, o Attivi 100% elétrico está em operação assistida, circulando em um trajeto curto e sem passageiros pela área urbana central de Santo André, na Grande São Paulo, para análises de desempenho. O gerente de Engenharia de Planejamento e Desenvolvimento da Marcopolo, Renato Florence, comentou que, a elaboração do veículo envolveu a criação de um chassi próprio e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive a tecnologia do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades. “Com tecnologia brasileira e internacional, parceiros e fornecedores locais, com elevado conteúdo nacional, o projeto valoriza a engenharia brasileira, acelerando a digitalização dos processos de desenvolvimento de produto, com metodologia ágil por intermédio de ferramentas de simulação virtual que permitiram a redução do tempo de desenvolvimento de produto, com qualidade, confiabilidade e robustez”, observou ele.

Ainda, segundo Florence, todo esse trabalho permitiu que o ônibus Attivi seja o mais leve do mercado nacional, com a maior capacidade de passageiros e melhor ocupação do espaço interno. “Isso foi possível pela redução do peso total do veículo, com a adoção de materiais mais leves, como os compósitos e aços de alta resistência, e pelo layout do posicionamento do pack de baterias e demais componentes da eletrificação”, explicou.

E para alcançar sucesso com seu veículo, a Marcopolo irá garantir uma estratégia comercial para que os clientes tenham uma solução completa de mobilidade urbana sustentável, com plano de serviços, atendimento pós-vendas e peças de reposição, inclusive para o sistema de recarga e manutenção das baterias. Além disso, será oferecido ao mercado ferramentas de telemetria, diagnose remota e gestão da energia de recarregamento, entre outros, com foco na entrega do melhor custo total de propriedade.

Imagem – Divulgação

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